Pesquisar
Close this search box.

Tribunal de Contas

Arcco-MG realiza “Semana Contra a Corrupção 2023”

Publicados

em

Na próxima segunda-feira (04/12/2023), começa a “Semana Contra a Corrupção 2023”, realizada pela Arcco-MG – Ação Integrada da Rede de Combate à Corrupção de Minas Gerais. Ao longo da semana, palestras, debates, solenidades, apresentações culturais e esportivas serão realizadas, com o objetivo de sensibilizar órgãos públicos e sociedade civil acerca da importância da criação de medidas e estratégias de combate à corrupção e cultura de boas práticas de gestão.
 
O evento remete ao “Dia Internacional Contra a Corrupção”, celebrado oficialmente no dia 09/12, data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na Cidade do México. A Arcco-MG é composta por dezenas de entidades mineiras, e atualmente é coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais.
 
Em 2023, a semana contará com uma solenidade, na quarta-feira (06/12), com a palestra magna “Prevenção e consensualidade: novos instrumentos de enfrentamento à corrupção”, proferida pela promotora de Justiça do MP da Bahia, Rita Tourinho. Destaque, ainda, para a apresentação cultural do Grupo Sarandeiros, com exposição do “Projeto Justiça e Arte 2ª Fase – Tema Combate à Corrupção”, no teatro Francisco Nunes, no dia 07/12. Encerrando a semana, no dia 08 de dezembro, ocorre a “Corrida Arcco-MG – Todos Contra a Corrupção”.
 
Veja, abaixo, a programação completa e links para inscrições e informações. 
 
04/12/2023 (segunda-feira)
Horário: 18h às 19h.
Evento: Programas de integridade – Importância da ética no setor público 
Mauro Flávio Ferreira Brandão – Procurador de Justiça do MPMG
Thiago Coelho Toscano – Diretor-Presidente da CODEMGE
Lincoln Farias – Diretor Administrativo e Financeiro da CODEMGE
Local: Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça do MPMG – Avenida Álvares Cabral, n.º 1.690, 1º andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG.
Formato: Presencial e com transmissão pela TV-MPMG.
Inscrições: LINK DE INSCRIÇÃO 
 
05/12/2023 (terça-feira)
Horário: De 9h às 17h
Evento:  20 anos de criação do Código de Ética, do Conselho de Ética Pública e das Comissões de Ética / 14º Encontro Anual do Conset com as Comissões de Ética.
Evento organizado pelo Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (CONSET/MG) com apoio da ARCCO.
Local: Auditório da CEMIG – Avenida Barbacena, 1200, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG.
Formato: Presencial.
Inscrições:
20 anos do Código de Ética: LINK DE INSCRIÇÃO 
14º Encontro Anual do Conset: LINK DE INSCRIÇÃO
 
06/12/2023 (quarta-feira)
Evento: Solenidade – Dia Internacional Contra a Corrupção
Palestra Magna: Prevenção e consensualidade: novos instrumentos de enfrentamento à corrupção.
Docente: Rita Tourinho – Promotora de Justiça do MPBA
Horário: 09h às 12h
Local: Auditório da UCC/MPMG – Avenida Álvares Cabral, 1.707, 6º andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG. 
Formato: Presencial e com transmissão pela TV-MPMG.
Inscrições: LINK DE INSCRIÇÃO
 
07/12/2023 (quinta-feira)
Eventos: Apresentação Cultural – Grupo Sarandeiros
Exposição do Projeto Justiça e Arte 2ª Fase – Tema Combate à corrupção
Horário: 19h30min
Local:  Teatro Francisco Nunes – Avenida Afonso Pena, S/N, Centro, Belo Horizonte/MG -Parque Municipal Américo Renné Gianetti
Inscrições: Informações em breve
 
08/12/2023 (sexta-feira)
Evento: Corrida ARCCO-MG – Todos conta a Corrupção
Concentração: 08h / Largada: 09h.
Local: Avenida Álvares Cabral, n.º 1.690, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG
Inscrições: Informações em breve
 
Para acompanhar as novidades, siga a página da Arcco-MG no Instagram: instagram.com/arcco.mg/

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Leia Também:  TCEMG celebra 88 anos

Fonte: Tribunal de Contas de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Dino Bloqueia Emendas e CGU Investiga PIX Suspeitos Para ONG`s

Publicados

em

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino optou, nesta terça-feira (12), por manter a suspensão da liberação das emendas parlamentares. Essa medida foi tomada após a CGU (Controladoria-Geral da União) apresentar um relatório apontando desvios nos repasses de recursos destinados a ONGs (Organizações Não Governamentais) por deputados e senadores.

O ministro também notificou a Câmara dos Deputados e o Senado, concedendo-lhes o prazo de até dez dias para se pronunciarem sobre as informações do órgão. Após esse período, a PGR (Procuradoria-Geral da República) terá mais dez dias para emitir sua posição.

No relatório, a CGU identificou falhas no uso das chamadas emendas Pix — quantias alocadas por parlamentares diretamente a estados ou municípios, sem a exigência de firmar convênios ou elaborar projetos detalhados. Entre dez organizações analisadas, ao menos seis revelaram problemas de transparência e má utilização dos recursos públicos.

A investigação da CGU indicou que, em várias dessas ONGs, não houve chamamento público ou seleção de projetos, violando a legislação que regulamenta parcerias entre a administração pública e entidades da sociedade civil. “Constatou-se que cinco das dez entidades não possuem equipe ou infraestrutura adequada para a execução dos objetivos propostos”, destacou o relatório da Controladoria.

Leia Também:  Epamig realiza leilão Gir Leiteiro com mais de cem lotes

Além disso, a CGU observou que, em oito das dez organizações investigadas, não se respeitaram critérios claros e objetivos para a compra de bens, contratação de serviços ou implementação dos projetos de acordo com as normas vigentes.

Diante dessas irregularidades e da falta de transparência, o STF determinou, em agosto, a interrupção de todos os repasses obrigatórios de emendas pela União. Dino sustentou que os pagamentos devem permanecer suspensos até que haja garantias adequadas de transparência e mecanismos de rastreamento. Sua decisão foi confirmada pelo plenário do Supremo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA