Pesquisar
Close this search box.

Política

Importância da regularização fundiária pauta debate nesta quarta (29)

Publicados

em

Imagem

A importância de promover a regularização fundiária será o tema central da audiência pública que a Comissão de Desenvolvimento Econômico realiza nesta quarta-feira (29/11/23), a partir das 14 horas, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na ocasião será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Regularização Fundiária.

Botão

O debate atende a requerimento da deputada Lud Falcão (Pode), que, em linhas gerais, pretende debater os benefícios gerados pela regularização fundiária urbana para o desenvolvimento econômico das cidades. Além de traçar um panorama estadual, a parlamentar também destaca que o encontro servirá para conhecer a atuação de instituições da sociedade civil e como elas podem contribuir para agilizar a regularização fundiária no Estado.

“A regularização fundiária é um instrumento eficaz de indução de desenvolvimento econômico e justiça social, que deve ser mais divulgado e ampliado. Por isso, os objetivos da nossa audiência pública são orientar prefeitos, secretários e outros gestores municipais sobre o processo de regularização fundiária e ressaltar seus benefícios”, aponta Lud Falcão.

Citação

A deputada lista ainda o círculo virtuoso da promoção da regularização fundiária, a começar pela garantia de segurança jurídica ao proprietário do imóvel e da função social da propriedade, cujo proprietário também ganha acesso aos serviços públicos da cidade. Dessa forma, isso atrai investimentos e incentiva o desenvolvimento dos municípios.

Leia Também:  Presidente da ALMG participa de solenidade do Ministério das Cidades em Araxá

“Uma das principais funções do Parlamento é identificar os problemas sociais e contribuir para o encaminhamento de soluções. A audiência faz parte do nosso compromisso de agilizar a regularização fundiária e se agrega a outras iniciativas já em andamento nesta Casa”, completa Lud Falcão.

Um exemplo nesse sentido, citado por ela, é o Projeto de Lei (PL) 3.601/16, de autoria do presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), que objetiva flexibilizar e desburocratizar a regularização fundiária em Minas Gerais.

Foram convidados para a audiência representantes das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Governo, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Caixa. Também foram chamados Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representantes do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (Cori-MG), da Sebrae Minas e da empresa UrbBrasil.

Foram convidados ainda representantes das prefeituras de Patos de Minas e de Santa Rosa da Serra, ambos municípios no Alto Paranaíba.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Estado amplia ações do Programa de Regularização Ambiental e trabalha em parceria com proprietários rurais para a recuperação das áreas

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA