Política
Audiência em Paracatu debate supostos abusos da fiscalização ambiental
Supostos abusos na fiscalização ambiental e a precariedade no fornecimento de energia elétrica, ambos penalizando sobretudo os produtores rurais do Noroeste do Estado, motivam audiência pública que a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quinta-feira (30/11/23), a partir das 10 horas, na Câmara Municipal de Paracatu (Praça JK, 449 – Centro).
A audiência pública atende a requerimento da deputada Marli Ribeiro (PSC), que enumera uma série de problemas que devem ser abordados no debate em busca de soluções. O principal deles diz respeito às inúmeras queixas relacionadas à fiscalização ambiental em empreendimentos rurais, resultando multas abusivas decorrentes de casos em que, supostamente, não houve dano ambiental.
A parlamentar aponta que este tipo de ação tem sido feita sem que seja feita, previamente, uma fiscalização preventiva e educativa. Aliado a isso, de acordo com as queixas recebidas por Marli Ribeiro, estaria a falta de uniformidade na atuação das Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams), excesso de condicionantes ambientais e, ainda, multas e taxas abusivas.
Marli Ribeiro também diz ter recebido relatos de constantes interrupções no fornecimento de energia, além de outras queixas relacionadas à precariedade dos serviços prestados pela Cemig na região, dificultando sobretudo a vida do produtor rural naquela que é, segundo ela, a maior fronteira agrícola de Minas Gerais.
“Na Região Noroeste estão as duas cidades com maior área irrigada por pivô central do país. Em primeiro está Paracatu e, em segundo, está Unaí. E é exatamente essa região uma das mais castigadas pelas insistentes falhas da Cemig, com interrupções constantes de fornecimento e demora nos reparos, comprometendo a irrigação, e a necessidade urgente de investimentos”, relata Marli Ribeiro.
Foram convidados para a audiência pública representantes das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da direção da Cemig, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e da Polícia Militar.
Também foram chamados representantes do Sindicato Rural de Paracatu, da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor) e, ainda, o prefeito e o presidente da Câmara de Paracatu, respectivamente, Igor Pereira dos Santos e Claudirene Rodrigues de Sousa. O prefeito é também presidente da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor).
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais6 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES2 dias atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS3 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial