Minas Gerais
Governo de Minas acompanha desempenho do Trilhas de Futuro em escola do Serro
O governador Romeu Zema acompanhou uma aula de curso do Trilhas de Futuro na escola técnica Ymbalo, no Serro, região do Jequitinhonha, nesta segunda-feira (4/12).
A unidade oferece cursos técnicos em segurança do trabalho, enfermagem e edificações e soma 550 estudantes já matriculados no programa criado pelo Governo de Minas, sendo 260 formados.
Uma das escolas referência do programa no estado, a Ymbalo tem turmas do Trilhas de Futuro no período noturno, até para facilitar a rotina de jovens que já estão inseridos no mercado de trabalho.
“Fico muito satisfeito por estar aqui nessa escola que possui excelentes números. Tenho certeza de que é um dos maiores sucessos do Trilhas de Futuro no estado. Até o final do ano que vem, mais de 1,3 mil alunos serão formados aqui”, disse Zema para a platéia formada por dezenas de jovens.
Zema contou a história da sua vida até chegar ao cargo de governador eleito e reeleito em Minas Gerais e atraiu a atenção dos participantes com dicas sobre esforço e empenho para buscar realização profissional. Após a palestra, ele ainda respondeu a perguntas dos alunos da escola.
Avanços
Maior projeto de formação profissional já desenvolvido em Minas Gerais, o Trilhas de Futuro tem mudado a vida de milhares de jovens por meio da disponibilidade de cursos de formações técnica profissional que capacitam para emprego e renda.
O prefeito do município do Serro, Epaminondas Miranda, agradeceu ao governador por criar oportunidade para os jovens da região por meio do Trilhas de Futuro.
Miranda afirmou que, hoje, o município do Serro não perde os jovens para outras cidades pois eles têm acesso à capacitação gratuita e saem da escola já para ocupar vagas como técnicos formados. “Eles optam por ficar na cidade devido à formação adquirida por meio do programa”, destacou..
“Eu só tenho a agradecer ao governador. Zema está transformando nossa região, por meio desse programa maravilhoso. Nossos alunos hoje estudam na nossa cidade, muito deles não teriam condições de estudar, eles permanecem na nossa região e vão mudar toda a região com conhecimento. Esse programa realmente é muito diferenciado”, avaliou o prefeito.
Além de estudantes do Serro, a escola Ymbalo recebe jovens de outros municípios, como Alvorada de Minas, Rio Vermelho e Itambé do Mato Dentro.
“É uma honra muito grande estar aqui e fazer parte direta dos sonhos das pessoas. Eu só tenho a agradecer ao governador Romeu Zema por acreditar nas empresas privadas. A escola Ymbalo era um sonho, agora é uma máquina de fazer sonhos. Hoje, a gente acha alunos formados da escola em hospitais, mineradoras e até outros estados do Brasil. Isso se dá graças ao programa Trilhas de Futuro”, pontuou o diretor-geral da Escola Técnica Ymbalo, Valdir Cunha.
Iniciativas
Desde o lançamento do Trilhas de Futuro, em 2021, o Governo de Minas já investiu mais de R$ 1 bilhão.
O Governo de Minas também promove a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio do programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, do Unicef, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).
Lideranças
Ainda no município do Serro, o governador Romeu Zema se encontrou com o prefeito e lideranças locais.
Em ruas da cidade, Zema tomou um café e ouviu demandas dos presentes, aproveitando para estar mais próximo à realidade da população e conhecer mais o município.
Fonte: Agência Minas
ENTRETENIMENTO
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
Visitar Ouro Preto, no coração da mineiridade, é viajar no tempo. Fundada em 1711, essa joia do barroco brasileiro preserva a rica história da mineração, ( o ciclo do ouro no país) o encanto da literatura, foi aqui que Tomás Antônio Gonzaga viveu seu grande amor com Marília de Dirceu, inspirando uma das obras mais marcantes da literatura mundial e claro a genialidade de mestres como, Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil.
Além disso Ouro Preto respira arte e festas. A cidade comemorou no último dia 18 de novemebro o aniversário de 210 anos de Aleijadinho, um evento que celebrou a arte, a cultura e a história da cidade. Durante uma visita na cidade, a nossa equipe conversou com o Ouro-pretano, Mauro Francisco de Souza Silva, conhecido por Mauro Amorim que é o organizador da 45ª Semana do Aleijadinho 2024 e Coordenador do CPP da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto.
— confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa celebração que ressalta o legado de um dos maiores artistas do Brasil.
A riqueza cultural de Ouro Preto também pode ser vista nas galerias e exposições. Visitamos uma mostra de desenhos de um renomado artista local, falecido aos 94 anos; José Pio Monte.
“A Arte de JPio” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel. Na exposição que aconteceu na última semana desenhos em bico de pena despertaram ainda mais a paixão do público pelo artista. Durante a exposição, conversamos com o filho do artista, que compartilhou histórias emocionantes sobre o trabalho de seu pai e sua ligação com a cidade.
— confira o vídeo abaixo do engenheiro José Carvalho Monte, que ressalta o legado de seu pai, um dos maiores artistas do Brasil.
Outra experiência marcante foi a visita a uma mina histórica de extração de pedras preciosas e ouro. Apesar de sua beleza e riquezas naturais, Ouro Preto carrega em suas raízes uma história de exploração. Durante o auge do ciclo do ouro, milhares de pessoas ( inclusie crianças) foram escravizadas para trabalhar em condições insalubres, extraindo riquezas destinadas à Coroa Portuguesa. Essa herança de sofrimento contrasta com o esplendor de magia da cidade, que hoje se destaca como um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Para se ter uma ideia da crueldade, a expectativa de vida dentro das minas era inferior há 5 anos.
Com tanta história provavelmente deu água na boca e vontade de saborear essa cidade, e claro, Ouro Preto encanta também pelo paladar. A cidade oferece uma gastronomia rica e diversificada, com restaurantes que agradam a todos os gostos. Seja para um jantar romântico, um momento em família ou uma reunião entre amigos, os ambientes são aconchegantes e acolhedores. Além da tradicional e deliciosa comida mineira, há opções de culinária internacional que tornam a experiência ainda mais especial.
Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto une história, cultura e sabores únicos, sendo um destino que marca para sempre quem passa por lá. Fique atento para aproveitar sua viagem com responsabilidade e desfrute de tudo o que essa cidade extraordinária tem a oferecer e antes de pegar a estrada escoha sua pousada preferida e seja cauteloso na contratação de guias, nem tudo que se vê e ouve pode ser verdade, na dúvida: pesquise. Boa viagem!
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS45 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO8 minutos atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela