Pesquisar
Close this search box.

Política

Estímulo à podologia é aprovado em caráter definitivo

Publicados

em

Imagem

O PL 2.544/21, da deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que visa estimular a atividade de podólogo no Estado, foi aprovado em 2º turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (5/12/23). O Plenário aprovou a matéria na forma do vencido (texto com alterações) em 1º turno, conforme parecer da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social.

Botão

O projeto estabelece diretrizes para as ações do Estado voltadas para o estímulo à atividade de podólogo, sendo elas:

  • Promoção, proteção e recuperação da saúde da população
  • Incentivo à formação de podólogos e à ampliação do número de profissionais qualificados na área
  • Divulgação de informações sobre a atividade de podólogo, por meio de realização de palestras e cursos, inclusive por meio de parcerias com os municípios.

Saúde dos pés

A podologia é uma área da saúde em que se estuda, previne, prognostica e trata alterações dos pés, segundo a Associação Brasileira de Podólogos (ABP). A Classificação Brasileira de Ocupações reconhece a atividade de podólogo, mas a área ainda necessita de regulamentação, para a garantia da segurança e da qualidade da assistência podológica no País.

Ana Paula Siqueira destaca que não se trata de estética. “Estamos falando de uma questão de saúde”, em recente audiência pública sobre a podologia, realizada a seu pedido. Na ocasião, ela destacou a importância da atuação desses profissionais no tratamento e na prevenção de problemas de saúde como o pé diabético.

Leia Também:  Laboratório do João XXIII é, mais uma vez, aprovado pela ISO 9001/2015 

Profissionais da área e médicos ressaltaram, na audiência, que a atuação de podólogos bem qualificados pode beneficiar ainda pacientes oncológicos e que fazem hemodiálise, evitar pequenas cirurgias nos pés e contribuir no tratamento de micoses, entre outros.

Pé diabético

O Ministério da Saúde define o pé diabético como uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado. Entre as complicações mais comuns estão infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés.

Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação. Para a prevenção, é recomendado dar preferência a um profissional treinado, como o podólogo, o qual deve ser avisado do diabetes, conforme informa o órgão.

Segurança na agricultura familiar

Ainda na reunião, foi aprovado em 1º turno o PL 325/19, do deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), que dispõe sobre o uso de equipamento de segurança na agricultura familiar. A matéria foi aprovada na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Leia Também:  Violência no campo leva comissão a Governador Valadares

Originalmente, o PL 325/19 previa que o trabalhador da agricultura familiar que mantivesse relação comercial com empresa do agronegócio e que ficasse exposto a produtos perigosos, como agrotóxicos, deveria receber dela, sem qualquer custo, equipamento de proteção individual (EPI).

Essas empresas também seriam obrigadas a desenvolver programas para atualização e capacitação dos agricultores familiares sobre o uso adequado, a guarda e a conservação do EPI. Além disso, seriam responsáveis por implementar sistemas de logística reversa, mediante a coleta dos produtos perigosos após o uso pelos agricultores, de forma independente do serviço público de limpeza urbana.

Mas o entendimento que prevaleceu, da CCJ, foi o de que o projeto pode fixar diretrizes de políticas públicas, mas que fica a cargo do Executivo definir a melhor forma de implementá-las. O texto transforma as medidas previstas no projeto em diretrizes para as ações do Estado voltadas à promoção da saúde dos agricultores familiares. As obrigações para as empresas do agronegócio que contratam os trabalhadores também foram retiradas por violarem competência exclusiva da União.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  É falso que redes vão deixar Brasil se PL das Fake News for aprovado

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA