Tribunal de Justiça
TJMG participa do V Encontro Nacional sobre Precedentes Qualificados

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), representado pela juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Mônica Silveira Vieira, e servidores da Superintendência Judiciária (Sejud), participou, nos dias 30/11 e 1/12, em Brasília, do V Encontro Nacional sobre Precedentes Qualificados, iniciativa promovida pelo STF e STJ.

O evento teve a participação de ministros das cortes superiores, magistrados de todo o país e representantes do meio acadêmico. O foco do encontro foi em aprofundar o estudo e a aplicação prática dos precedentes qualificados para fortalecer essa cultura nos tribunais brasileiros e reduzir a massificação judiciária.
Na sessão de abertura, a ministra Assusete Magalhães, do STJ, destacou que o Brasil teve mais de 81 milhões de processos em tramitação em 2022 – a maior marca histórica contabilizada desde 2009. Em relação ao STJ, prosseguiu a ministra, foram recebidos cerca de 429 mil processos entre janeiro e novembro deste ano, com mais de 556 mil julgamentos no mesmo período.
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, reforçou que a sociedade percebeu que um sistema de justiça forte protege a democracia e os direitos fundamentais, porém, em contrapartida, são necessárias formas de racionalizar o expressivo aumento de demandas.

A juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJMG, Mônica Silveira Vieira, o juiz do TJSP Fernando Gajardoni e o juiz supervisor do Nugepnac do STJ, Renato Castro, conduziram a oficina intitulada “Tribunais de Segunda Instância e Juízos de Primeira Instância: gestão de ações coletivas”, com o objetivo de compartilhar experiências e discutir estratégias para a gestão eficiente de ações coletivas. Na atividade, foi destacado o Programa de Gestão de Ações Coletivas, implementado pelo TJMG recentemente w intitulado “Redescobrindo as Ações Coletivas”.
Segundo a magistrada, o encontro reforçou o compromisso contínuo do TJMG com a evolução e aprimoramento do sistema de justiça, reafirmando seu papel vital na implementação e gestão de precedentes qualificados e ações coletivas.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas