Minas Gerais
Mostra em Belo Horizonte destaca potencial de projetos educacionais, sociais e produtivos da Fundação Caio Martins
A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) vai realizar, em 14/12, a 1ª Mostra Fucam, evento que visa valorizar a diversidade cultural e a riqueza produtiva dos municípios atendidos pela fundação.
A mostra será realizada na Cidade Administrativa (CA), das 11h às 17h. O Vão Livre do Prédio Minas será o cenário para a programação, que vai incluir uma feira livre com produtos elaborados pelos Centros Educacionais da Fucam por meio de seus projetos socioprodutivos e apresentações culturais dos alunos das oficinas de música que integram os projetos sociais e educacionais da fundação.
O presidente da Fundação Educacional Caio Martins, Frederico Corrêa Lima, explica que é a primeira vez que a fundação traz um pouco do interior do estado para a capital, apresentando à comunidade da Cidade Administrativa as ações que beneficiam centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade.
“A feira destaca não apenas o potencial de desenvolvimento econômico, mas também a dedicação da Fucam em fornecer educação de qualidade e qualificação profissional para as comunidades rurais. A Mostra Fucam é apenas uma pequena parte do vasto conjunto de ações que são realizadas diariamente em sintonia com os seis Centros Educacionais e oito escolas estaduais”, destaca.
“Nossa feira evidencia o potencial de desenvolvimento de ações voltadas para a empregabilidade e nossas oficinas trazem oportunidades para que os estudantes trilhem caminhos de cultura, esporte e lazer”, diz Frederico Corrêa Lima.
Segundo a gerente de Ações Socioprodutivas da Fucam, Teresa Cristina Gusmão, o evento é uma oportunidade para que os beneficiários dos seis centros educacionais possam apresentar seus conhecimentos e comercializar seus produtos.
“Cada um dos Centros Educacionais trará para a Cidade Administrativa um de seus projetos. Serão apresentados os projetos de feiras livres, viveiro de mudas nativas, apicultura, horta agroecológica e produtos derivados do leite”, detalha.
“As ações buscam o desenvolvimento pleno das atividades nas regiões onde estão os Centros Educacionais da Fucam, contribuindo com o processo de desenvolvimento integral e autonomia das pessoas, possibilitando a garantia do seu próprio sustento”, afirma Teresa Cristina.
Um dos objetivos da mostra é expor e valorizar o trabalho realizado pela fundação e pelos Centros Educacionais, garante Esther Augusta Nunes Barbosa, gerente de Ações Educacionais.
“É um momento importante para apresentarmos, publicamente, o valor das nossas ações e o potencial de transformação local que vem ocorrendo. Vamos apresentar os alunos das oficinas de música, produção de apicultura, nossas feiras, distribuição de mudas, entre outros”, destaca.
Além das atrações da Fucam, a mostra contará com a participação da Feira da Agricultura Familiar e Urbana do Campo pra CA viabilzada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) que promove e valoriza os pequenos agricultores e oferece espaços para a comercialização de produtos da agricultura familiar na Cidade Administrativa.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais6 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES2 dias atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS3 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial