Minas Gerais

Epamig anuncia data oficial do Azeitech 2024

Publicados

em

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) definiu a data oficial do Azeitech 2024, em 2/2/2024.

O evento destinado ao debate de temas relacionados à cadeia nacional da olivicultura será no Campo Experimental de Maria da Fé.

Ja na abertura, haverá o 19º Dia de Campo de Olivicultura e a 9ª Mostra Tecnológica, com programação voltada para os aspectos agronômicos, insumos e informações sobre a colheita e a extração de azeites.

A Epamig irá reinaugurar a sua Agroindústria de Extração de Azeite, que foi reformada e modernizada ao longo de 2023. O lagar foi reestruturado com novos maquinários, como extratora, lavadores de garrafa, rotuladores e tanques de inox, adquiridos recentemente.

“A modernização do lagar vai beneficiar toda a cadeia produtiva, auxiliando nos serviços prestados pela Epamig aos produtores e possibilitando o desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologias para a produção de azeites de qualidade”, afirma o pesquisador e coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira.

Segundo Luiz Fernando, que também é coordenador da comissão organizadora do Azeitech 2024, o início de fevereiro foi escolhido por coincidir com o início da colheita das azeitonas.

Leia Também:  Governo de Minas inaugura unidade da Fundação de Arte de Ouro Preto em BH

“Será um momento em que os participantes poderão ver as fases iniciais da produção de novos azeites, observando o processo in loco”, reforça o pesquisador.

Programação

Após a solenidade de abertura e a reinauguração da agroindústria, haverá palestra abordando o efeito do clima sobre a produção de azeitonas.

“Este ano, nossa colheita foi prejudicada pelas fortes chuvas que atingiram a região de Maria da Fé em 2022. Por isso, decidimos abrir a programação técnica do evento com uma apresentação sobre as influências das condições climáticas na olivicultura”, explica Luiz Fernando.

Em seguida, os participantes poderão visitar três estações de campo que serão montadas nos olivais da Epamig em Maria da Fé, e que compõem a 19ª edição do tradicional Dia de Campo de Olivicultura. Os organizadores selecionaram assuntos que têm sido demandados por produtores da Serra da Mantiqueira.

Exposição

Ao longo do dia, ocorre também a 9ª Mostra Tecnológica, exposição de empresas da cadeia da olivicultura, que apresentarão seus serviços e produtos mais recentes.

Leia Também:  Minas amplia e estrutura rede de atenção à saúde dos pacientes queimados

“São empresas que comercializam máquinas de extração de azeite, garrafas, tampas, lacres e rótulos, além de insumos, adubos, ferramentas, tesouras de poda e pulverizadores”, comenta Pedro Henrique Moura.

Ele destaca que haverá também a presença de estandes com diversos produtos feitos à base de azeite ou do bagaço da azeitona.

“Teremos novamente produtores de Maria da Fé e da região trazendo produtos artesanais, difusores de ambiente e cosméticos, como cremes e sabonetes, o que mostra a diversidade de possibilidades oferecidas pela olivicultura”, conclui.

As atualizações sobre a programação do evento e mais novidades serão disponibilizadas pelo site www.azeitech.com.br.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Minas amplia e estrutura rede de atenção à saúde dos pacientes queimados
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA