Minas Gerais
Governo de Minas entrega 304 computadores às regionais do IEF para otimização de serviços ambientais
Reforçando o compromisso com a modernização e eficiência dos órgãos ambientais mineiros, o Governo de Minas entregou, nessa terça-feira (12/12), 304 computadores para as unidades regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
As novas máquinas substituem as estações de trabalho consideradas obsoletas das unidades regionais (URFBios). Isso equivale a 36% dos computadores atuais do órgão.
Desde outubro, o Estado tem feito entregas de novos equipamentos tecnológicos, como computadores, softwares e periféricos, para modernização da sede e unidades regionais dos órgãos ambientais que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
Com um investimento total de R$ 20 milhões, a ação visa modernizar a infraestrutura tecnológica da administração pública, atualizando estações de trabalho e otimizando a entrega de serviços ambientais à população.
Distribuição
A primeira fase de entrega dos novos equipamentos contemplou as regionais de meio ambiente do Estado da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O recurso é proveniente de Termo de Compromisso de Descomissionamento de Barragens firmado entre Estado, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Vale S/A, em virtude do não cumprimento do prazo para descaracterização de barragens, estipulado pela Lei Estadual 23.291, conhecida como Lei Mar de Lama Nunca Mais.
“As unidades de conservação, para além de áreas protegidas, são um espaço de convivência com a natureza. E nós, em parceria com o MPMG, estamos nos esforçando para que possamos melhorar, a cada dia, as condições de trabalho das nossas unidades do interior”, comentou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo
Ela destaca ainda que os recursos são provenientes do Termo de Compromisso de Descomissionamento com as barragens que não conseguiram cumprir o prazo da Lei Mar de Lama Nunca Mais.
“Captamos recurso de dano moral e coletivo com essas empresas, o que tem nos permitido avançar na estruturação do Sisema”, detalhou.
Otimização
A secretária ressaltou que a modernização do parque computacional do Sisema irá garantir melhor desempenho, maior produtividade, confiabilidade e capacidade de entrega aos serviços prestados pelos órgãos ambientais do Estado.
“E proporciona aos servidores melhores condições de trabalho para o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades profissionais”, disse.
Além das unidades regionais, na sede do IEF, na Cidade Administrativa, também foram atualizadas tecnologicamente oito estações de trabalho em duas áreas que atuam com “ferramentas geoespaciais”.
Fonte: Agência Minas
ENTRETENIMENTO
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
Visitar Ouro Preto, no coração da mineiridade, é viajar no tempo. Fundada em 1711, essa joia do barroco brasileiro preserva a rica história da mineração, ( o ciclo do ouro no país) o encanto da literatura, foi aqui que Tomás Antônio Gonzaga viveu seu grande amor com Marília de Dirceu, inspirando uma das obras mais marcantes da literatura mundial e claro a genialidade de mestres como, Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil.
Além disso Ouro Preto respira arte e festas. A cidade comemorou no último dia 18 de novemebro o aniversário de 210 anos de Aleijadinho, um evento que celebrou a arte, a cultura e a história da cidade. Durante uma visita na cidade, a nossa equipe conversou com o Ouro-pretano, Mauro Francisco de Souza Silva, conhecido por Mauro Amorim que é o organizador da 45ª Semana do Aleijadinho 2024 e Coordenador do CPP da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto.
— confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa celebração que ressalta o legado de um dos maiores artistas do Brasil.
A riqueza cultural de Ouro Preto também pode ser vista nas galerias e exposições. Visitamos uma mostra de desenhos de um renomado artista local, falecido aos 94 anos; José Pio Monte.
“A Arte de JPio” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel. Na exposição que aconteceu na última semana desenhos em bico de pena despertaram ainda mais a paixão do público pelo artista. Durante a exposição, conversamos com o filho do artista, que compartilhou histórias emocionantes sobre o trabalho de seu pai e sua ligação com a cidade.
— confira o vídeo abaixo do engenheiro José Carvalho Monte, que ressalta o legado de seu pai, um dos maiores artistas do Brasil.
Outra experiência marcante foi a visita a uma mina histórica de extração de pedras preciosas e ouro. Apesar de sua beleza e riquezas naturais, Ouro Preto carrega em suas raízes uma história de exploração. Durante o auge do ciclo do ouro, milhares de pessoas ( inclusie crianças) foram escravizadas para trabalhar em condições insalubres, extraindo riquezas destinadas à Coroa Portuguesa. Essa herança de sofrimento contrasta com o esplendor de magia da cidade, que hoje se destaca como um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Para se ter uma ideia da crueldade, a expectativa de vida dentro das minas era inferior há 5 anos.
Com tanta história provavelmente deu água na boca e vontade de saborear essa cidade, e claro, Ouro Preto encanta também pelo paladar. A cidade oferece uma gastronomia rica e diversificada, com restaurantes que agradam a todos os gostos. Seja para um jantar romântico, um momento em família ou uma reunião entre amigos, os ambientes são aconchegantes e acolhedores. Além da tradicional e deliciosa comida mineira, há opções de culinária internacional que tornam a experiência ainda mais especial.
Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto une história, cultura e sabores únicos, sendo um destino que marca para sempre quem passa por lá. Fique atento para aproveitar sua viagem com responsabilidade e desfrute de tudo o que essa cidade extraordinária tem a oferecer e antes de pegar a estrada escoha sua pousada preferida e seja cauteloso na contratação de guias, nem tudo que se vê e ouve pode ser verdade, na dúvida: pesquise. Boa viagem!
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS43 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO6 minutos atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela