Política
Comissão de Direitos Humanos debate PPP no sistema socioeducativo
Nesta quinta-feira (14/12/23), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública para debater o Novo Socioeducativo, projeto de parceria público-privada (PPP) em implantação pelo Governo do Estado para construção e gestão de dois centros de internação para menores que cometeram ato infracional.
A reunião acontecerá a partir das 14 horas, no Auditório SE da ALMG, atendendo requerimento de cinco parlamentares da oposição: Andréia de Jesus (PT), Bella Gonçalves (Psol), Betão (PT), Leleco Pimentel (PT) e Macaé Evaristo (PT). Eles argumentam que a PPP é um primeiro passo em direção à privatização do sistema socioeducativo, algo que eles consideram uma ameaça aos direitos dos adolescentes em privação de liberdade.
Entre os convidados que já confirmaram presença na reunião desta quinta, estão a defensora pública Ana Paula Coutinho Canela e Souza, da Defensoria Especializada dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – Ato Infracional; e o 1ª-vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Socioeducativo do Estado de Minas Gerais, José Odon de Alencar Filho.
Essa não é a primeira audiência pública realizada na Assembleia de Minas sobre o tema. Em 29 de novembro de 2022, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia ouviu críticas à proposta de parceria público-privada. Participantes daquela reunião argumentaram que não há falta de vagas no sistema socioeducativo e que a prioridade deveria ser fortalecer as medidas educativas em meio aberto e políticas de prevenção.
O Novo Socioeducativo, como é chamada a PPP pelo Governo do Estado, prevê a construção e operação de dois centros de internação para menores em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e Santana do Paraíso (Vale do Aço).
De acordo com informações do governo, o Novo Socioeducativo tem como diretrizes a oferta da educação com inserção no mundo digital e acompanhamento pedagógico contínuo, a formação profissional coerente com as demandas do mundo do trabalho e o atendimento com abordagem individualizada, com rotinas focadas nas necessidades de cada jovem.
Entre outras atividades, o parceiro privado será responsável por manter a infraestrutura adequada do centro e pela prestação de serviços aos jovens como atendimento multidisciplinar, educação, formação profissional e ações para o fortalecimento de vínculos com a família e a comunidade. As ações serão guiadas pelos padrões estabelecidos pela legislação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A atuação da empresa concessionária será avaliada por meio de indicadores de desempenho que impactam diretamente na remuneração. Caberá ao poder público a fiscalização da PPP e a gestão da política pública, assegurando o cumprimento dos direitos dos jovens, bem como a garantia da segurança e integridade nas unidades.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS52 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO15 minutos atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela