Minas Gerais
Defesa Civil de Minas Gerais promove capacitação de agentes regionais

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de Minas Gerais promoveu reunião de agentes regionais do estado na quarta-feira (27/12), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
A pauta do encontro foi avaliação de ações realizadas e ajustes para ampliar e aprimorar atuação da Defesa Civil em todo território mineiro, além de atividade de capacitação direcionada aos agentes.
Coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia conduziu a reunião, que teve como principal objetivo alinhar estratégias, compartilhar conhecimentos e discutir os desafios enfrentados em diferentes regiões do estado.
Ele enfatizou a importância vital do trabalho conjunto entre a coordenadoria estadual e os agentes regionais, ressaltando que são eles o braço operacional da Defesa Civil em suas respectivas localidades.
Durante o encontro, foram abordados diversos temas como segurança de barragens e importância da comunicação eficiente para alcance das metas e do serviço de proteção de Defesa Civil.
A troca de experiências entre os participantes também foi ponto-chave, permitindo a análise de práticas bem-sucedidas em diferentes contextos, além do desenvolvimento de novas abordagens para situações emergenciais.
Resposta ágil
O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia reforçou a importância da prontidão e da capacitação contínua dos agentes regionais, além de destacar que a prevenção e a resposta ágil são fundamentais para minimizar danos em situações de risco.
Na avaliação do coordenador, o encontro evidencia o esforço conjunto e a dedicação das autoridades responsáveis pela Defesa Civil em Minas Gerais para fortalecer as estruturas de proteção e assistência em todo o estado. Ele também destacou a colaboração entre a coordenadoria estadual e os agentes regionais como essencial para garantir a segurança da população diante de possíveis adversidades.
A reunião reforçou, ainda, a missão da Defesa Civil que, por meio da união de esforços e cooperação entre agentes, é fundamental para a construção de uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar desafios emergenciais.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL7 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços