Minas Gerais
Fapemig dá dicas de museus que podem ser visitados durante as férias escolares neste mês
Durante as férias escolares de janeiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) preparou diversas dicas de museus mineiros que podem ser conhecidos pela população neste período. A cada dia, esses espaços atraem mais públicos por meio de atividades lúdicas, interativas, levantando debates atuais e explorando recursos digitais capazes de engajar e estimular as mentes mais curiosas.
Espaço do Conhecimento UFMG
Até o dia 31/1, de terça-feira a domingo, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG prepara uma programação gratuita destinada a todas as idades. “RPG no museu”, “Um Dia de Astronauta”, visita a exposição “MetropoliTRAMAS” e “Crochetando histórias” são algumas das oficinas inéditas previstas.
O museu está localizado na Praça da Liberdade, 700, no Bairro Funcionários, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita com ingressos retirados até 2h antes do início das oficinas.
Museu da PUC Minas
Ainda em Belo Horizonte, o Museu de Ciências Naturais PUC Minas promove atividades de pesquisa, educação e lazer com apoio de profissionais qualificados e estudantes da própria universidade. Além do acervo de zoologia e a coleção paleontológica que reúne descobertas de mamíferos do Pleistoceno da América do Sul, o museu organiza atividades lúdicas para todas as idades.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria, na entrada do museu. Nos dias 16 a 27/1, o local irá preparar uma programação especialmente dedicada às crianças incluindo trilha, pintura rupestre, escavação arqueológica e oficina de máscaras.
Museu Dica
Em Uberlândia, o Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física (Infis), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), exibe e discute ciência, tecnologia, inovação e conhecimento através de conteúdos que abordam questões do cotidiano de forma contextualizada e divertida. O Dica conta hoje com quatro praças temáticas, uma trilha e um espaço de exposições temporárias. Além disso, oferece minicursos de formação de monitores, cursos para professores e oficinas de experimentos.
O museu volta a funcionar a partir do dia 16/1. Para visitá-lo é preciso agendamento prévio por Whatsapp ou e-mail. Você pode conferir a programação do Dica nas férias, em breve, na página do Facebook.
Museu dos Dinossauros
Às margens da BR 262, no km 784, a 25 quilômetros da cidade de Uberaba, encontra-se o Museu dos Dinossauros. O espaço faz parte do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), centro de referência nacional em paleontologia que desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão. Vinculado à pró-reitora de Extensão Universitária (Proext), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o museu recebe 60 mil visitantes anualmente e tem em seu acervo réplicas em esqueleto, reconstruções em vida, cenários, dioramas e fósseis encontrados na região.
O museu está aberto todos os dias, com entrada gratuita, das 8h às 17h.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.