Minas Gerais

Resultado do Encceja 2023 já está disponível: saiba como obter o certificado pela Secretaria de Estado de Educação

Publicados

em

O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 já está disponível.

Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é destinado aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade indicada para cada nível de ensino.

Os candidatos que escolheram retirar os certificados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) podem procurar as Unidades Certificadoras.

Para solicitar a certificação ou a declaração de proficiência é necessário que o candidato apresente original e cópia da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço.

Também é exigido que o interessado apresente o boletim de resultados no Inep, que deve ser impresso na página do participante do Encceja.

Para consultar as escolas da rede estadual que podem emitir certificados aos aprovados, clique aqui.

Passo a passo

1 – Os participantes que se submeteram ao Encceja devem acessar a Página do Participante do Inep/MEC, com seu CPF e senha, consultar o resultado e verificar se obtiveram a pontuação necessária para conclusão do ensino médio ou fundamental, ou para declaração parcial de proficiência em alguma área de conhecimento.

Leia Também:  Programa Jovens Mineiros Sustentáveis divulga resultado de edital e alcança 12,66% dos municípios mineiros

Também deverá ser preenchido o Formulário de Solicitação de Certificado, disponível no neste link. Para preenchimento digital do formulário (PDF editável), o candidato deverá baixar o arquivo, abri-lo em qualquer leitor de PDF, inserir seus dados nos campos indicados e salvar o arquivo. O candidato também poderá imprimir o formulário e realizar seu preenchimento manualmente.

2 – A solicitação presencial deverá ser realizada em Unidades Certificadoras devidamente credenciadas pela SEE/MG, sendo condicionada ao funcionamento presencial da secretaria escolar ou setor competente dessas unidades, observando-se as legislações.

A solicitação digital deverá ser realizada pelo e-mail institucional da Unidade Certificadora selecionada, anexando ao e-mail os documentos exigidos, se a escola certificadora atender a modalidade digital.

3 – A Unidade Certificadora selecionada irá verificar os documentos e analisar os resultados do solicitante. Após confirmação de todos os documentos necessários, a Unidade Certificadora vai confeccionar o Certificado de Conclusão. O qual deve ser retirado de forma presencial.

Encceja

O Encceja é uma iniciativa realizada pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A participação é voluntária e gratuita.

Leia Também:  FIM DE JOGO PRA ESQUERDA! Maurício do Volêi apresenta PL que proíbe linguagem neutra nas escolas

A aplicação das provas foi realizada em 27/8/2023, na edição nacional e nos dias 17 e 18/10 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

Para requerer o certificado de ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade na data da prova. Já para certificação no ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretaria de Educação vistoria obras emergenciais na Escola Estadual Getúlio Vargas, em Belo Horizonte
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA