Política
Assembleia realiza ato em homenagem às vítimas de barragem da Vale
Às 12h28 desta quinta-feira (25/1/24) completam-se cinco anos do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, que causou a morte de 272 pessoas e espalhou resíduos de minério na bacia do Rio Paraopeba. Para lembrar a tragédia, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prestará uma homenagem às vítimas na quinta-feira, em um ato realizado no mesmo horário em que tudo começou.
De acordo com a Lei 23.590, de 2020, a data de 25 de janeiro foi transformada no “Dia de Luto em Memória das Vítimas do Rompimento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em 2019, em Brumadinho”. Esta lei prevê que as bandeiras das repartições públicas do Estado permanecerão hasteadas a meio mastro e será realizado um minuto de silêncio nos eventos oficiais.
O ato realizado no Parlamento Mineiro acontecerá no Largo das Bandeiras do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Todas as bandeiras serão hasteadas e, em seguida, arriadas as de Minas Gerais e de Belo Horizonte pela Polícia Legislativa. Também será depositada uma coroa de flores no Memorial em homenagem às vítimas no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.
Inaugurado em 23 de janeiro de 2020, como forma de honrar os mortos pelo rompimento da barragem, o Memorial traz os nomes das vítimas e um trecho do poema “Lira Itabirana”, de Carlos Drummond de Andrade: “Quantas toneladas exportamos de ferro? Quantas lágrimas disfarçamos sem berro?”.
Durante o mês de janeiro, a Associação dos familiares de vítimas e atingidos da tragédia do rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho/MG (Avabrum) promoverá uma série de eventos, entre os quais carreata, passeio ciclístico, seminário e o Ato 5 Anos Sem Justiça no Letreiro de Brumadinho.
Atuação da Assembleia
A Assembleia de Minas atuou na apuração das causas do rompimento da barragem, na elaboração de leis mais rigorosas para licenciamentos de empreendimentos minerários em Minas Gerais e na busca de medidas de assistência e apoio às vítimas.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho reuniu 149 depoimentos, realizou 32 reuniões e duas visitas e aprovou centenas de requerimentos a autoridades e órgãos públicos. Em seu relatório final, pediu o indiciamento da Vale e de 13 pessoas pelo colapso da barragem da Mina Córrego do Feijão e fez uma série de recomendações aos órgãos públicos.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário