Minas Gerais
Estudantes da rede estadual comemoram bom desempenho no Enem 2023
Ingressar em uma universidade pública é um sonho que está cada vez mais próximo para os estudantes da rede pública estadual de ensino que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O resultado tão aguardado pelos candidatos, que além de concluírem o ensino médio também idealizam uma vaga em instituições de ensino superior, veio em 16/1.
Divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os participantes podem conferir o resultado da edição de 2023 pela Página do Participante.
A disponibilização da disciplina eletiva de redação ajudou Taina Melo Mendonça, estudante do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) Profissional, a dar mais um passo rumo ao sonho de cursar fisioterapia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A jovem concluiu os estudos na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, pertencente ao complexo da Fundação Helena Antipoff (FHA), em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
“Sempre tive facilidade de escrever, mas ainda faltava técnica. Como nunca tive condições para pagar um curso preparatório, fiquei extremamente feliz quando soube que teria a disciplina eletiva de redação, que me ajudou a aprimorar minha escrita. Na redação do Enem 2022 tirei 840 sem a eletiva, então é perceptível que tive uma grande evolução”, diz Taina, orgulhosa dos 980 pontos conquistados em 2023.
O Inep avalia o candidato em quatro provas objetivas, divididas entre as áreas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, códigos, e matemática e suas tecnologias.
A segunda parte do exame, discursiva, é a redação no valor de mil pontos, área em que muitos estudantes focam em se preparar, pois, diferente das questões fechadas, o candidato tem a oportunidade de construir e justificar os argumentos dentro das competências exigidas.
A cada ano são especulados os possíveis temas que serão propostos pelo Inep. Em 2023, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, foi a pauta escolhida pela comissão organizadora.
O empenho com a redação também foi a estratégia usada pelo estudante Sandi Amorim, da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, na cidade de Manhuaçu, na Zona da Mata. A vivência com a dedicação da mãe ao longo dos anos ajudou no momento da escrita. Sandi trabalha em período integral, era aluna do turno da noite na rede estadual e estudava para o Enem durante seu horário de almoço.
“A redação foi o meu foco. O tema colaborou para a estruturação do texto, já que os argumentos, meu repertório e a familiaridade se encaixaram de maneira natural”, diz a estudantes que conquistou a nota 960 na redação.
A candidata ainda alerta sobre a importância da boa escrita pautada pela atenção.
“Por ser um tema abrangente, também reconheci o desafio de evitar interpretações equivocadas e com isso a possibilidade de fugir da proposta. Isso exigiu atenção redobrada na elaboração do texto para garantir uma abordagem coerente”, pontua Sandi em concordância com o critério de avaliação da redação de compreensão do tema e não fugir do que é proposto.
A estudante destaca, ainda, a importância do apoio da escola e dos professores no incentivo aos estudos para o Enem.
“Refazer provas antigas foi crucial para entender a dinâmica do exame. A professora Fernanda Barack, de português, desempenhou um papel vital, oferecendo suporte e ensino de qualidade durante as aulas para enfrentar a redação”, finaliza a jovem que pretende cursar odontologia.
Outro destaque na redação da última edição é a Maria Luiza Gomes Neves, da Escola Estadual Getúlio Vargas, em Belo Horizonte. A estudante seguiu a máxima de que quem lê mais escreve melhor.
“Li 36 livros ao longo de 2023, o que eu acredito que me ajudou muito a chegar a 980 na redação. Na reta final eu fazia uma redação por dia e corrigia também com a ajuda de ferramentas digitais para estudos”, conta a jovem que trabalha no gabinete da Secretaria de Estado de Educação, por meio do “Programa Adolescente Trabalhador”.
Já para Israel Rodrigues Costa, estudante da Escola Estadual Sinhaninha Gonçalves, na cidade de Coroaci, no Vale do Rio Doce, a nota na redação foi uma surpresa. Mesmo com um cronograma de estudos ao longo do ano, Israel foi surpreendido pela conquista dos 980 pontos na redação.
“Em janeiro de 2023, antes de iniciar o 3° ano do ensino médio, eu decidi me preparar para o Enem. Eu já havia feito a prova como treineiro no ano anterior sem ter estudado muito. Organizei uma rotina diária e semanal de estudos. Estudava de domingo a domingo, mas às vezes caía na procrastinação, um problema comum entre os vestibulandos. Eu tinha um cronograma das matérias que eu deveria estudar a cada dia, dando prioridade à matemática”, afirma o candidato que mora na zona rural e conciliou rotina de trabalho e estudos.
Suporte na preparação para o Enem
A diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Rosely Lúcia de Lima, explica o trabalho desenvolvido com os estudantes por meio de metodologias significativas.
“Oferecemos a unidade curricular Projeto de Vida, ao longo de todo o ensino médio, que tem por objetivo orientar as possibilidades afirmativas de futuro, numa formação integral. Nossa expectativa é que aumente o número de participantes do Enem. Desenvolvemos um trabalho coordenado com toda a rede, ao longo do ensino médio, pois a centralidade está no estudante e o foco é sua aprendizagem, independente de suas escolhas e Projeto de Vida.”
O Ensino Médio em Tempo Integral também é uma oportunidade de aprimoramento dos estudos para os candidatos do Enem, por meio da oferta de disciplinas eletivas e matriz curricular integrada, como as práticas experimentais, pesquisa e intervenção e estudos orientados.
“O resultado dos nossos estudantes do ensino médio integral no Enem confirma que a educação em tempo integral permite experiências curriculares ampliadas e significativas. Nossos estudantes recebem apoio em suas trajetórias de aprendizado, com metodologias diversificadas que permitem seu desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional e também reforçam a sua participação, autonomia, protagonismo, garantindo assim seu direito de aprendizagem, contribuindo com suas escolhas pessoais e profissionais”, afirma a coordenadora geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho de Abreu.
MG: histório de destaque no Enem
Desde 2020, o estado conquista a maior média por escola, alcançando 561 pontos em 2022, considerando as pontuações das provas objetivas e da redação do exame.
Os dados fazem parte da pesquisa “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem“, realizada pela pela startup de tecnologia educacional AIO Educação.
Segundo o pesquisador Mateus Prado Henfil, um dos responsáveis pelo levantamento, Minas Gerais figura em três pontos importantes. “O estado de Minas em 2020, 2021 e 2022 foi o estado com a maior nota média por escola do Enem”, ressalta Henfil.
Os dados utilizados pertencem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e constam na publicação da AIO Educação. Os dados de desempenho do Enem, por escola, não são divulgados oficialmente pelo Inep há três anos.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
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