Minas Gerais

Palestra sobre gestão analisa papel das compras públicas para servidores municipais

Publicados

em

A secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Luísa Barreto, ministrou palestra sobre o uso de contratações públicas como instrumento estratégico de gestão, nesta terça (30/1), no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), durante o II Fórum Mineiro de Licitações e Contratações Públicas, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). A capacitação reúne servidores municipais que executam procedimentos de planejamento de compras e contratações.

Em sua exposição, a secretária abordou pontos como a importância do planejamento nas contratações municipais, procedimentos prévios e execução de contratos regidos pela Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), obrigatória desde 1/1/2024.

“As compras públicas são o segundo maior gasto de todos os entes públicos e, portanto, trabalhá-las bem significa gastar melhor o dinheiro de impostos, aprimorar as políticas públicas e atender melhor as pessoas em todos os municípios do nosso estado. Nós não fazemos política pública de qualidade sem boas compras públicas”, ressaltou Luísa Barreto.

Na ocasião, a secretária reforçou que essas compras são necessárias para garantir a prestação direta de serviços aos cidadãos, como medicamentos em unidades básicas de Saúde e material didático em escolas, permeando todas as áreas de governo.

Leia Também:  PCMG lança cartilha sobre tripla jornada de trabalho e dicas de saúde

“O governador sempre nos orienta para que o Estado esteja próximo aos municípios, uma vez que as pessoas vivem nas cidades e é ali que elas recebem a maior parte dos serviços públicos. Quando a gente vê os municípios se desenvolvendo, o Estado também se desenvolve e as pessoas têm uma vida melhor. Eu não tenho dúvida de que o nosso caminho é conjunto”, afirmou.

A secretária também participou da primeira edição do Fórum, no dia 12/12/2023, ministrando palestra para representantes de diversos municípios que atuam na temática.

Nova Lei de Licitações e Contratos

A virada para a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal 14.133, de 1/1/2021) exigiu que o Estado editasse novas normas para regulamentar a realização dos processos de licitação e contratos no estado. Ao todo, a Seplag-MG disponibilizou oito normativas em 2023.

O Portal de Compras MG foi adaptado para operacionalizar os procedimentos de contratação direta, que contemplam a Cotação Eletrônica de Preços (Cotep) e as demais hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação. Nessa plataforma, também está disponível a solução para licitação nas modalidades de pregão e concorrência, pelos critérios de julgamento de menor preço e maior desconto.

Leia Também:  Mais de 200 mil candidatos vão fazer prova da Polícia Penal de MG neste domingo  

Os servidores estaduais que trabalham com compras públicas também participaram de diversas capacitações, incluindo transmissões on-line para formação de agentes públicos, eventos, Trilhas de Aprendizagem, entre outras iniciativas.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ouvidoria-Geral do Estado retorna ao Vale do Lítio para atendimento à população local
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA