Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Educação apresenta novo Diário Escolar Digital à rede estadual de ensino

Publicados

em

Resultado da escuta e participação dos servidores que compõem a rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresenta o novo Diário Escolar Digital + (DED+), ferramenta que registra e acompanha a frequência e o desempenho dos estudantes da rede pública. Considerado uma das prioridades da SEE/MG, o DED+ é a versão aprimorada do sistema anterior do Diário Escolar Digital e com novas funcionalidades, construídas com o auxílio de professores, diretores e especialistas da rede estadual.

O novo sistema foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com a Assessoria de Inovação da SEE/MG. O DED+ estará disponível para uso a partir de 27/2, mas professores e servidores da rede pública já podem explorar as novas funcionalidades no seguinte link.

Cerca de 30 professores e diretores participaram do processo de escuta do usuário do DED+, incluindo etapas ativas de testes de usabilidade. Como destaca o assessor-chefe da Assessoria de Inovação da SEE/MG, Magno Torquette, a interação entre desenvolvedores e usuários permitiu ajustes e melhorias na interface, que garantem um sistema mais responsivo às necessidades dos professores. “Não é uma ferramenta entregue para a rede usar, é uma ferramenta que a rede participou do desenvolvimento e, por isso, ela é muito mais intuitiva e fácil de usar”, diz.

Leia Também:  Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio

Ele também destaca a agilidade na navegação e a diminuição de cliques para concluir tarefas do DED+. “Com uma tecnologia nova, o tempo de processamento de todas as funcionalidades vai ser bem menor, facilitando a vida do professor na sala de aula”, complementa Torquette.

Novidades

As principais mudanças do DED+ focam em três funcionalidades: registro de chamadas, planejamento e acompanhamento de desempenho dos estudantes.

Assim que acessarem o DED+, os professores encontrarão uma lista de suas turmas, facilitando a localização e o gerenciamento das atividades. Após selecionar a turma, o sistema apresenta o relatório geral da sala, contendo listagem dos estudantes, notas e faltas, podendo filtrar por bimestre ou pelo consolidado anual. Na mesma tela, com apenas um clique, o professor terá acesso à novidade da ‘Chamada do Dia’, registro de frequência do dia corrente.

Além do acesso ao menu de aulas e de avaliações da turma, o sistema oferece o relatório individual do estudante, proporcionando aos professores uma visão mais detalhada da trajetória escolar de cada aluno ao longo do ano. Para o panorama geral da turma, fica disponível um relatório por sala para consulta, incluindo listagem de estudantes, notas e faltas, também com opção de filtragem por bimestre ou consolidado anual.

Leia Também:  Secretaria de Agricultura apresenta ações de prevenção à gripe aviária na Assembleia

Para otimizar o fechamento do bimestre, o DED+ apresenta uma listagem categorizada das turmas com pendências de lançamentos, direcionando o professor diretamente às tarefas pendentes com agilidade.

Próximas etapas

Nesta primeira etapa de implementação, que começa em 27/2, o DED+ estará disponível para funcionalidades de uso dos professores. Gestores e especialistas terão acesso às funcionalidades específicas para uso de suas funções em breve, além da liberação de novas ferramentas para os docentes.

“Vamos ter um processo de escuta dos especialistas e da gestão escolar para garantir que a gente vai entregar um módulo que seja tão útil e tão intuitivo, quanto o que estamos entregando aos professores”, destaca Magno Torquette.

Até a data de liberação do acesso, professores serão cadastrados no sistema gradativamente e podem receber emails de confirmação.

A versão anterior do Diário Escolar Digital permanecerá disponível por meio do endereço www.ded.educacao.mg.gov.br.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Governador declara abertura da safra do café mineiro em Araguari

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA