Tribunal de Justiça

Corregedoria e Comarca de BH fazem balanço das ações realizadas no Carnaval

Publicados

em

Not---Balanco-do-atendimento-do-Judiciario-no-periodo-do-carnaval1.jpg
A atuação conjunta contribuiu para dar mais segurança ao Carnaval de Belo Horizonte (Crédito: Divulgação/PBH)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) fechou nesta sexta-feira (16/2) o balanço do plantão forense de Carnaval em Belo Horizonte, que ocorreu de 10 a 14/2. Neste período, a Corte mineira atuou de forma integrada com a Secretaria do Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Polícia Militar, o Ministério Público e a Polícia Civil.

Foram realizadas audiências preliminares imediatas no Juizado Especial Criminal e audiências de custódia na Justiça Comum, assim como a avaliação de medidas urgentes, de competência cível e criminal, na Justiça Comum e Especial.

A Central de Flagrantes (Ceflag) contabilizou 217 audiências de custódia decorrentes de autos de prisão em flagrante e 18 audiências de custódia provenientes de mandados de prisão, que resultaram na expedição de 107 alvarás de soltura, com aplicação de medidas cautelares alternativas à prisão, e 104 mandados de prisão.

No Juizado Especial Criminal, os crimes de maior incidência envolveram embriaguez, comercialização não autorizada de bebidas e alimentos e o porte de arma branca. O Juizado encerrou o período carnavalesco com 91 audiências preliminares realizadas.

Já no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH) foram recebidas 72 ocorrências envolvendo adolescentes durante o período de Carnaval, a maior parte relacionada ao tráfico de drogas, furtos e roubos.

Leia Também:  Corregedor se reúne com gestores de 43 comarcas no Sul de Minas

As varas cíveis da Infância e da Juventude realizaram fiscalizações de caráter preventivo e didático, sem aplicação de multa, contra a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Foram inspecionados 2.960 comércios, entre ambulantes e fixos (casas noturnas, eventos e festas, blocos de rua, blocos caricatos e escolas de samba).

Nestas ações, atuaram dez equipes com dez componentes cada uma, que trabalharam diretamente com fiscalização durante os períodos da tarde e noite. Os plantões dessa unidade especializada também contabilizaram 29 atendimentos presenciais, 53 atendimentos por telefone, 14 autorizações de viagens nacionais e uma autorização de viagem internacional.

Para o juiz diretor do Foro, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, o empenho de juízas, juízes, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores durante o plantão forense foi fundamental para a realização das ações. “A organização e a dedicação de magistradas e magistrados, servidores e servidoras e de todas as equipes envolvidas no atendimento durante o feriado de Carnaval fizeram com que os trabalhos fossem realizados de forma tranquila e segura. Obtivemos bons resultados devido a um planejamento bem feito e ao esforço conjunto”, afirmou.

Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Marcelo Rodrigues Fioravante, os órgãos de segurança pública trabalharam de forma conjunta, viabilizando atendimentos às inúmeras demandas no Carnaval. “Alinhamos com os demais órgãos envolvidos com a segurança pública a implementação de diversas providências para esse período festivo. Ampliamos as escalas de plantão, tanto da Central de Flagrantes quanto do Juizado Especial Criminal, disponibilizando equipes com maior número de juízes e servidores e, no caso do Juizado, atuando em três turnos diariamente, até as 22 horas. Estabelecemos fluxos de trabalho para receber as demandas urgentes e criamos protocolo para o recebimento imediato dos indivíduos monitorados pelo sistema de Justiça, tanto na Ceflag quanto no Juizado Criminal, conforme o tipo de infração cometida”, disse o magistrado.

Leia Também:  Servas e Defesa Civil de Minas Gerais realizam balanço de ajuda humanitária direcionada ao Rio Grande do Sul 

De acordo com ele, todo esforço empreendido pelas equipes do TJMG, atuando de mãos dadas com outros órgãos públicos, proporcionou à sociedade um Carnaval relativamente tranquilo, merecendo especial destaque o trabalho desempenhado no Juizado Especial Criminal, na Ceflag e nas Varas da Infância e Juventude. “Os números apresentados são espelho da qualidade do serviço público prestado”, destacou o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2800
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Empresas de turismo devem indenizar família impedida de viajar

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA