Minas Gerais
Seplag integra missão internacional do Consad com foco em inovação e sustentabilidade na administração pública
O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em colaboração com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap), liderou uma missão na World Governments Summit 2024 em Dubai, que aconteceu entre os dias 12 e 16/2. Mais de 30 representantes brasileiros participaram do fórum global, incluindo a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luísa Barreto. O objetivo foi discutir e compartilhar experiências sobre a construção do futuro dos governos.
A parceria estratégica entre o Consad e o Ibap na Missão Internacional reforçou a importância de uma abordagem unificada para enfrentar os desafios da governança moderna, promovendo a inovação, a sustentabilidade e a eficácia no setor público.
Destacando o protagonismo de Minas Gerais na transformação digital do setor público, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luísa Barreto, participou de um painel sobre “Estratégia de Transformação Digital no Brasil – Aceleração e Transformação Governamental”, juntamente com os representantes do Consad dos Estados do Amazonas e do Piauí.
“Foram dias de muito aprendizado e trocas importantes. Além de apresentar a experiência de Minas Gerais, tivemos a oportunidade de ouvir líderes mundiais e presenciar discussões de alto nível e pontos de vista distintos sobre o futuro dos governos”, afirmou a secretária Luísa Barreto.
Atualmente, o Índice de Transformação Digital de Minas Gerais está em 80,97%, o que significa que mais de 80% das etapas que compõem os serviços prestados pelo Estado para a população são realizadas digitalmente, sem necessidade de comparecimento do cidadão a uma unidade de atendimento presencial.
Missão internacional
Na programação da Missão Internacional, os representantes brasileiros participaram ainda da sessão “Transforming Nations: Is Tech Our Solution?”, com a presença de figuras como S.E. Edi Rama, primeiro-ministro da República da Albânia, e Tony Blair, 51º primeiro-ministro do Reino Unido. Além disso, a missão incluiu visitas a referências em sustentabilidade, como Masdar City, ampliando a compreensão sobre desenvolvimento sustentável e ação climática.
A comitiva do Consad visitou também a ApexBrasil, uma agência que posiciona estrategicamente o Brasil no mercado internacional, oferecendo suporte abrangente para a expansão global de empresas brasileiras.
Durante o evento, a delegação brasileira esteve engajada em diálogos significativos, estabelecendo parcerias internacionais e explorando novas estratégias para melhorar a administração pública no Brasil e no mundo. A missão reforçou o compromisso com a inovação, a modernização dos serviços públicos e a busca por uma administração eficaz e transparente.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.