Tribunal de Justiça
Judiciário estadual mineiro divulga números do recesso forense


No período de 20/12/2023 a 20/1/2024, o Poder Judiciário estadual mineiro recebeu 157.060 novos casos e proferiu 522.473 atos, entre sentenças, despachos e decisões, a despeito da redução de atividades em decorrência do recesso forense, que se estendeu de 20/12 a 7/1, e da suspensão dos prazos, que durou de 7/1 a 20/1. Os dados foram divulgados pelo Centro de Informação Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a partir do Sistema de Informações Estratégicas do Judiciário (Sijud).
O total registrado na 1ª Instância, de 20/12 a 20/1, foi de 140.837 casos distribuídos, com a prolação de 79.372 sentenças, 144.613 decisões e 288.255 despachos. No recesso, foram 49.664 casos novos, 7.632 sentenças, 23.671 decisões e 33.292 despachos. Já na 2ª Instância, nos 30 dias foram distribuídos 16.223 casos novos, com 4.038 julgamentos e 10.233 despachos e/ou decisões interlocutórias. No período de recesso, foram iniciados 1.442 casos, tendo ocorrido 68 julgamentos e 186 despachos e/ou decisões interlocutórias.
Operosidade

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, disse que as estatísticas são a tradução objetiva de um esforço que vem sendo feito há décadas, por magistrados e suas equipes, servidores e colaboradores, para aprimorar a prestação jurisdicional e atender aos anseios da população.
“Nossa Constituição é chamada Cidadã, entre outros motivos, por ter ampliado o acesso à justiça e ter transformado em garantias uma série de reivindicações e necessidades humanas. Temos buscado, com o auxílio da tecnologia, da inovação e de metodologias de gestão otimizada, desenvolver o Judiciário estadual mineiro no sentido de crescer em produtividade, eficiência e qualidade”, enfatizou.
Para o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, os quantitativos revelam que, apesar de existir uma natural diminuição do ritmo das atividades, com a ausência de audiências e sessões de julgamento e a suspensão de prazos, o atendimento nunca se interrompe, pois os serviços prestados são de natureza essencial.

“Temos pedidos referentes a saúde, solicitações envolvendo idosos, crianças e adolescentes e vítimas de violência doméstica e familiar, entre outras demandas urgentes. As equipes estão sempre mobilizadas para receber esses pedidos e dar-lhes o devido encaminhamento”, afirmou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas