Tribunal de Justiça

“Conciliação e mediação familiar” é tema de live promovida pela 3ª Vice-Presidência do TJMG

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio de parceria entre a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e a 3ª Vice-Presidência, realizou nesta sexta-feira (23/2) o quinto evento do Ciclo de Palestras de Conciliação e Mediação em Direito das Famílias, intitulado “A conciliação e a mediação familiar sob o prisma das Câmaras Especializadas do TJMG”. O foco da iniciativa foi o entendimento das Câmaras Especializadas em Família quanto à conciliação e à mediação.

Not---TERCEIRA-VICE-PRESIDENCIA-PROMOVE-LIVE-SOBRE-CONCILIACAO-E-MEDIACAO-FAMILIAR-Des.-Teresa-Cristina.jpg
(Palestra foi mediada pela desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, que representou a 3ª vie-presidente do TJMG, Ana Paula Nannetti Caixeta (Crédito: Cecilia Pederzoli/TJMG)

A coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Família, desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, integrante da 8ª Câmara Cível (Caciv) do TJMG, representou a 3ª vice-presidente do Tribunal, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, e mediou a palestra. Também participou da abertura a superintendente adjunta da Ejef, desembargadora Lílian Maciel Santos, representando o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch.

O evento foi marcado pela reflexão sobre a importância da conciliação e mediação na resolução de conflitos familiares, visando à reconstrução de laços e à busca por soluções respeitosas e humanas. A palestrante, desembargadora Ângela de Lourdes Rodrigues, integrante da 8ª Caciv, afirmou que o direito de família permeia todas as áreas e enfocou a ajuda na reconstrução de laços, buscando a conciliação para resgatar a autonomia das partes.

Leia Também:  Programa Conhecendo o Judiciário realiza atividades com jovens da Cruz Vermelha
Not---TERCEIRA-VICE-PRESIDENCIA-PROMOVE-LIVE-SOBRE-CONCILIACAO-E-MEDIACAO-FAMILIAR.jpg

Ela ressaltou que a conciliação afasta o conflito, que é uma tortura constante da alma, e destacou a necessidade de estruturação e capacitação adequada dos operadores do direito para lidar com os conflitos de família. Também participou da palestra como debatedora a desembargadora Alice de Souza Birchal, que integra a 4ª Caciv do TJMG. Ela ponderou que o direito de família é o mais próximo da construção da pessoa como ser humano.

A magistrada destacou a relevância da remessa de processos da 2ª Instância para a Conciliação ou Mediação, tendo em vista que o amadurecimento do processo e do conflito pode gerar situação favorável para a autocomposição.

No encerramento, a desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto destacou a necessidade de construir novos caminhos e mostrar que as pessoas, compartilhadamente, podem resolver sobre suas vidas.

Endereço de hospedagem da live: https://www.youtube.com/watch?v=jTwFaVlsij4

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Instalada a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude em Peçanha

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA