Política
Deputados questionam suposto cerceamento de manifestação dos servidores da área de segurança
Nesta terça-feira (27/2/24), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública para debater o cerceamento de manifestação dos servidores de segurança pública no Espaço Cívico da Cidade Administrativa, no dia 8 de fevereiro. A audiência pública será realizada a partir das 10h30, no Auditório José Alencar da ALMG.
Para a reunião, foi convocado o Cel. PM Carlos Frederico Otoni Garcia, chefe do Gabinete Militar do governador do Estado. O requerimento para realização da audiência pública é de autoria do presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sargento Rodrigues (PL) e do deputado Caporezzo (PL). Os dois parlamentares acompanharam a manifestação realizada pelos servidores no dia 8 de fevereiro.
De acordo com o que foi relatado no requerimento, os servidores da segurança pública organizados em manifestação previamente noticiada e pacífica, sem armas, foram impedidos de entrar no Espaço Cívico da Cidade Administrativa. A ordem teria partido do chefe do Gabinete Militar do governador do Estado.
A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais (Sindepominas), pelo Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Minas Gerais (Sindppen-MG) e outras entidades sindicais da área da segurança para reivindicar a reposição de perdas salariais.
“O Coronel PM Carlos Frederico Otoni, com sua ordem, impediu que os servidores da Segurança Pública exercessem o direito legítimo de se reunirem pacificamente, sem armas, em local designado para tanto, mesmo após prévio aviso do sindicatos Sindepominas e Sindppen-MG ao comando geral da PMMG, ao Batalhão de Polícia de Guardas, à administração da Cidade Administrativa e à presidência da BHTrans”, afirmam os parlamentares, no requerimento.
Os dois deputados argumentam que, ao impedir a entrada da manifestação no Espaço Cívico, o governo “violou o livre e regular exercício de mandato pelos parlamentares e representantes de classe que participavam da manifestação”. Por esse motivo, ambos consideram imprescindível a convocação do chefe do Gabinete Militar para prestar esclarecimentos referentes à violação das garantias constitucionais previstas no artigo 5º da Constituição Federal.
De acordo com o inciso XVI do artigo 5º da Constituição Federal, “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.
Presidentes e representantes de diversas entidades sindicais da área de segurança já confirmaram participação na audiência pública.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais6 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES2 dias atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS3 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial