Minas Gerais

Epamig realiza primeira venda de mudas de café Conilon

Publicados

em

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizou a entrega das primeiras mudas de café Conilon produzidas nos campos experimentais de Leopoldina e Vale do Piranga (Oratórios), na Zona da Mata Mineira. O lote contendo 7 mil mudas foi adquirido por um cafeicultor do município de Raul Soares, na mesma região.

Erasmo Pereira

A implantação dos jardins clonais, a construção dos viveiros e a produção de mudas clonais de café Conilon integram o projeto “Expansão do Cultivo de Café Conilon no Leste de Minas Gerais”, financiado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“O projeto tem ações voltadas para a região Leste do estado, entretanto, sua contribuição é voltada para os 292 municípios mineiros localizados em áreas baixas e quentes, que são aptos ao cultivo dessa espécie”, garante o pesquisador Fábio Tancredi, coordenador do projeto, que acrescenta: “Este é o nosso primeiro lote comercial produzido”.

O material genético usado para a produção das mudas foi adquirido junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – (Incaper). “A Epamig adquiriu material genético de quatro cultivares, sendo elas: Centenária ES8132, Diamante ES8112, Jequitibá ES8122 e Marilândia ES8143. Como as cultivares clonais são compostas por um grupo de diferentes clones, optamos por produzir mudas de duas cultivares para que a quantidade ofertada não fosse muito pequena. Nesse primeiro lote produzimos mudas das cultivares Diamante ES8112 e Marilândia ES8143”, informa Fábio Tancredi.

Leia Também:  Primeira Câmara determina ressarcimento de mais de 640 mil reais em Mantena

Andamento das pesquisas

Apesar de Minas Gerais ter um grande número de municípios aptos ao cultivo do café Conilon, ainda não há materiais genéticos registrados oficialmente no Ministério da Agricultura, com recomendação para o estado.

“Além de conduzir experimentos para avaliar a adaptabilidade das quatro cultivares vindas do Espírito Santo às condições mineiras, a Epamig também possui um programa de melhoramento genético do café Conilon, com o objetivo de, futuramente, registrar junto ao Mapa um material genético especificamente adaptado para as condições de Minas Gerais. Estamos avançando nas pesquisas e nos aproximamos da próxima etapa do melhoramento, que é a fase de identificação de compatibilidade genética de cada clone que temos testado”, adianta o pesquisador.

Oferta de mudas

As mudas produzidas em 2023 foram adquiridas por este único comprador. Em 2024, a expectativa é de que sejam produzidas 30 mil mudas. “Nossa programação é aumentarmos a produção aos poucos, mantendo o treinamento da nossa mão de obra e adequando às nossas condições para prosseguirmos com o cultivo e atendermos a demanda. A capacidade planejada para os viveiros nos campos experimentais de Oratórios e Leopoldina é de cerca de 200 mil mudas ao todo”, informa Fábio Tancredi.

Leia Também:  Francesa será primeira árbitra em jogo da Copa e terá assistente brasileira

As encomendas de mudas de café Conilon na Epamig devem começar no próximo mês de maio, quando os interessados devem fazer as reservas na Assessoria de Negócios Agropecuários (Asagro) pelo telefone (31) 3489-5060 ou e-mail [email protected].

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Tenente Ulli Cristina é a primeira policial feminina da PMMG a participar do Curso "Espora Dourada" ministrado pelo Exército Brasileiro

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Minas leva experiências de gestão pública para fórum nacional 

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA