Pesquisar
Close this search box.

Política

Manifestação de servidores da segurança volta à pauta

Publicados

em

Imagem

Nesta quinta-feira (7/3/24), nova audiência está agendada para discutir, às 10 horas, o cerceamento de manifestação dos servidores da segurança pública, que em 8 de fevereiro teriam sido impedidos de entrar no Espaço Cívico da Cidade Administrativa, sede do Governo do Estado, durante ato por recomposição salarial.

Para a reunião, que será realizada pela Comissão de Segurança Pública no Auditório José Alencar da Assembleia Legslativa de Minas (ALMG), foi novamente convocado o chefe do Gabinete Militar do governador, coronel PM Carlos Frederico Otoni Garcia, que teria dado a ordem de restrição ao espaço.

Botão

A audiência foi solicitada pelos deputados Sargento Rodrigues, que preside a comissão, e Caporezzo, ambos do PL. Convocado para uma primeira reunião, realizada na terça-feira da semana passada (27/2), o chefe do Gabinete Militar compareceu à ALMG sem trajar a farda militar, levando os deputados a reagendarem o debate.

O presidente da comissão considerou uma afronta o fato de o coronel PM estar usando traje civil, tendo o militar argumentado que não estava representando naquele dia a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e sim a Chefia do Gabinete Militar do governador, instância que disse ser autônoma, e não vinculada à PMMG, o que segundo ele dispensaria o uso do traje militar na ocasião.

Leia Também:  Valorização salarial e déficit de efetivo são cobrados do comando da segurança

O presidente da comissão discordou, registrando que, como policial militar que continua na ativa, a farda seria necessária, e encerrou a audiência dizendo que o convocado ficava advertido de que atendesse à nova convocação fardado.

Violação de direitos

A manifestação em questão foi organizada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais (Sindepominas), pelo Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Minas Gerais (Sindppen-MG) e outras entidades sindicais, cujos representantes devem participar da audiência desta quinta (7).

Os dois deputados acompanharam o ato e argumentam no requerimento da audiência pública tratar-se de manifestação pacífica e previamente anunciada, e que ao impedir o acesso ao Espaço Cívico, o governo “violou o livre e regular exercício de mandato pelos parlamentares e representantes de classe” presentes.

Nesse sentido, o objetivo da audiência é obter esclarecimentos sobre a violação de garantias constitucionais. O requerimento destaca que a Constituição Federal (artigo 5º, inciso XVI) diz que “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.

Leia Também:  Comissão adia votação de parecer sobre regulamentação de terras públicas

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Audiência aborda criação de Parque Nacional da Serra do Curral

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA