Pesquisar
Close this search box.

Política

Parlamentar defende direito de servidores da segurança se manifestarem por recomposição

Publicados

em

Imagem

O direito de os servidores da área da segurança realizarem manifestações pacíficas em prol da recomposição salarial foi defendido, nesta quinta-feira (7/3/24), pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Sargento Rodrigues (PL).

Ele conduziu audiência pública da referida comissão, a qual solicitou junto com o deputado Caporezzo (PL), para tratar de uma manifestação da categoria, no último dia 8 de fevereiro, que teria sido cerceada, quando servidores da área e parlamentares teriam sido impedidos de entrar com o carro de som no Espaço Cívico da Cidade Administrativa, sede do Governo do Estado.

Para esclarecer o ocorrido, foi reconvocado o chefe do Gabinete Militar do Governador do Estado de Minas Gerais, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, que proibiu a entrada do carro de som. Ele já havia sido convocado a explicar o fato na semana passada, mas compareceu sem farda à reunião. Por isso, o deputado Sargento Rodrigues (PL) a reagendou.

Participaram da audiência ao lado do parlamentar representantes de sete sindicatos e associações ligadas às forças de segurança do Estado.

Parlamentar defende livre manifestação

Para o presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues, a categoria foi impedida de exercer o direito legítimo de se manifestar de modo pacífico naquela ocasião, mesmo tendo notificado o governo sobre a iniciativa, como previsto.

Leia Também:  PL proíbe exigência de consentimento de companheiro para inserção de método contraceptivo

Como salientou, o carro de som foi proibido de entrar no Espaço Cívico, local onde diversas outras manifestações já foram feitas, o que inviabilizou o ato.

O parlamentar lembrou que a Constituição Federal (artigo 5º, inciso XVI) diz que “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.

Na opinião de Sargento Rodrigues, quando o coronel impediu que a manifestação ocorresse na Cidade Administrativa, ele violou a Constituição.

De acordo com o parlamentar, o intuito da manifestação foi cobrar uma recomposição que já havia sido acordada com o governo.

Citação

Sargento Rodrigues disse ainda que quem está no topo da carreira não está preocupado com a recomposição salarial da categoria, porque indiretamente tem sido beneficiado com lei aprovada no nível federal. Para demonstrar o que disse, exibiu o contracheque do coronel. “A tropa sabe disso e fica indignada”, afirmou.

O deputado Coronel Sandro (PL) salientou a trajetória do chefe do Gabinete Militar que, em sua opinião, tem uma atuação ilibada. “Tenho certeza de que as ações que tomou naquele dia foi para conciliar interesses e não para prejudicar, mesmo que não tenha agradado a todos”, disse.

Apesar disso, também defendeu manifestações da categoria para a recomposição salarial.

Leia Também:  Projeto prevê passe livre para ambulâncias e veículos oficiais

Coronel explica medida

Imagem

O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia disse que a referida manifestação não foi cerceada e que ele apenas não autorizou a entrada do carro de som no Espaço Cívico.

O militar explicou que normas regulam o uso de bens públicos utilizados pela administração. Ele citou decreto o qual estabelece que qualquer ato no perímetro da Cidade Administrativa depende de autorização do Gabinete Militar e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Conforme disse, embora o Gabinete Militar não tenha sido oficialmente comunicado do ato e não o tenha autorizado, pelo princípio da razoabilidade, o mesmo não foi inviabilizado, tendo sido inclusive destinada uma área para o carro de som ficar.

Frederico Garcia ainda acrescentou que havia uma outra atividade já previamente agendada para o local no mesmo dia e horário para tratar de qualificação e manejo para arboviroses e que, mesmo assim, buscou conciliar as atividades.

Respondendo à fala do militar, Sargento Rodrigues destacou que o evento da saúde não era na mesma área da manifestação e que as explicações jurídicas do chefe do gabinete Militar não convenceram.

Com relação à exibição dos contracheques, Frederico Garcia disse que a medida tomada em 8 de fevereiro não tem nenhuma relação com seu salário e sim com questões jurídicas.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Semana começa com posse de 11 novos servidores

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA