Pesquisar
Close this search box.

Polícia

PCMG participa da operação Sicários III no Vale do Rio Doce

Publicados

em

Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, nesta sexta-feira (8/3), da operação Sicários III, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Ipatinga. Até o momento, 13 pessoas suspeitas de integrar uma associação criminosa responsável pelo tráfico de grandes quantidades de drogas em Mutum e cidades vizinhas, também no Vale do Rio Doce, foram presas.

Ao todo, foram expedidos pela Justiça 49 mandados, incluindo de prisão e de busca e apreensão, para cumprimento em Mutum, bem como nas cidades de Chalé, Caratinga, Ipanema, Conceição de Ipanema e Ipaba, e nos municípios capixabas de Cariacica e Vitória.

A ação é fruto de inquérito policial aberto pela PCMG em 2022 para investigar a atividade do grupo criminoso. Dos mandados de prisão, 11 foram cumpridos em Mutum, um em Caratinga e outro em Ipanema.

Participaram da ação cerca de 200 policiais da PCMG, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Polícia Militar do Espírito Santo.

Leia Também:  Santa Rita do Itueto: suspeito de furtos é preso na operação Ratoeira

Os investigados irão responder pelos crimes de associação ao tráfico e tráfico de drogas, que juntos podem alcançar 25 anos de reclusão.

Outras fases

A operação Sicários I culminou com as prisões dos líderes da associação investigada, que à época (final de 2021 e início de 2022) figuravam como dois dos foragidos mais procurados de Minas Gerais, envolvidos na prática de homicídios, associação ao tráfico, tráfico de drogas, entre outros.

A partir da análise de materiais encontrados quando da prisão de um dos líderes, o Gaeco começou a identificar todos os membros da associação criminosa, que dominava a venda de entorpecentes na região, resultando na operação Sicários II, deflagrada em 5 de outubro de 2022, quando foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão.

Naquela ocasião foram apreendidas drogas e armas de fogo, além de outros elementos de prova, que resultaram na prisão em flagrante de seis indivíduos.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Operação visa garantir saúde pública e proteção ambiental em Itabira

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA