Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Protagonismo de Minas Gerais na transição energética é destaque em evento que discutiu os caminhos da infraestrutura no Brasil

Publicados

em

Filipe Natanael / Digital MG (mais fotos: clique aqui)

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, participou nesta segunda-feira (11/3), em São Paulo, do painel de Transição Energética no evento CNN Talks, promovido pela rede de comunicação CNN Brasil.

Durante o debate, que reuniu autoridades brasileiras para discutir os caminhos para a infraestrutura do Brasil, o vice-governador destacou o protagonismo de Minas Gerais na geração de energia solar.

“Em Minas, hoje temos quase 25% da energia solar instalada no Brasil, e isso, combinado com uma matriz que está se diversificando, coloca o estado em posição de destaque no país”, disse.

Neste mês de março, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas atingiu a marca de 4,07 GW de energia solar em operação na geração centralizada, se tornando o primeiro estado do Brasil a superar 4 GW de geração centralizada.

Ainda em relação à produção de energia renovável, o estado já tinha alcançado o marco histórico de 7 GW de geração solar em operação.

Leia Também:  Governador acompanha apresentação do 1º ciclo de avaliação de políticas públicas em Minas Gerais

Energia Limpa

O vice-governador ainda enalteceu a posição de destaque nacional em relação à produção de energia limpa.

“Falar em transição energética não é só falar da rede e distribuição de energia na casa das pessoas. É falar da diversificação das nossas matrizes para que tenhamos: consumo de biomassa na própria indústria que gera biomassa, substituindo a necessidade de tirar da rede de energia; a diversificação da base na nossa geração elétrica para além da hidroelétrica, tendo a fotovoltáica e a eólica como opções; e que tenhamos a a possibilidade de aumentar nos veículos a utilização do etanol – e Minas hoje é o segundo maior produtor do Brasil”, destacou.

O estado possui uma matriz energética e elétrica majoritariamente limpa e renovável, contando com ações importantes para a descarbonização, o que tem contribuído para que Minas cumpra as metas estipuladas no “Race to Zero” e no Plano Estadual de Mudanças Climáticas. Atualmente, Minas lidera o ranking de produção de matriz limpa no Brasil, com destaque para o etanol.

CNN Talks

O evento promovido pela empresa de comunicação CNN Brasil também discutiu temas como transporte, logística, saneamento e construção.

Leia Também:  Governo de Minas realiza o pagamento do Piso da Enfermagem nesta quarta-feira (7/2)

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Fapemig lança Banco de Ad hocs para a seleção de pesquisadores

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA