Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Inova Cemig.Lab seleciona startups para apresentação de propostas e desenvolvimento de soluções inovadoras

Published

on

As inscrições no Inova Cemig.Lab, maior programa de inovação aberta do mercado elétrico nacional, estão abertas e seguem até o dia 28/4.

Por meio da iniciativa, as empresas enquadradas como startups poderão submeter propostas de desenvolvimento e validação de soluções inovadoras aos desafios apresentados pela Cemig.

As startups que forem selecionadas receberão apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão para o desenvolvimento da solução.

O programa busca aproximar a companhia das startups e do ecossistema empreendedor, para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico brasileiro.

Ciclos

No primeiro ciclo, a Cemig selecionou 14 desafios com temas estratégicos que vão desde a digitalização do setor elétrico até o uso de hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável. O objetivo é que, ao final da iniciativa, soluções aprovadas sejam comercializadas.

Para o diretor de Estratégia e Inovação da Cemig, Maurício Dall’Agnese, o programa é uma grande oportunidade para que startups que desejam estar à frente de desafios estratégicos do setor elétrico brasileiro participem.

“A Cemig quer apoiar startups no desenvolvimento de soluções inovadoras. Somos uma das maiores empresas integradas de energia do país e nossas operações são um excelente laboratório para desenvolver e testar novas ideias. O Inova Cemig.Lab é símbolo do nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e transição energética”, ressaltou.

Leia Também:  Hub Conecta Sucroenergético reúne empresas do setor e startups em 35 rodadas de negócios 

A mesma opinião é compartilhada pelo gerente de Inovação Aberta da Cemig, Guilherme Amaral. “Esta é, sem dúvida, uma oportunidade muito importante para todo o ecossistema empreendedor, não apenas de Minas, como também de todo o Brasil”, destacou.

Cronograma

O Inova Cemig.Lab está dividido em cinco etapas: candidatura, pitch on-line, bootcamp, pilotos das startups selecionadas (POCs) e o demoday.

Essas cinco etapas serão distribuídas durante 18 meses, tempo de desenvolvimento do programa. As inscrições terminam em 28/4 e em 16/5 está previsto o encontro para a apresentação das soluções.

As propostas selecionadas avançam para a próxima fase. O bootcamp será em 10/6 e contará com imersão de treinamentos dinâmicos e interações entre as startups e as equipes técnicas da Cemig.

Já em 15/7 ocorrerão as demonstrações práticas em ambiente real de aplicação da solução. E, nos meses seguintes, com data a definir, o encontro final do programa para que as startups que desenvolveram as provas de conceito (POCs) possam apresentar publicamente o que foi desenvolvido e os resultados alcançados.

Leia Também:  Parque do Palácio abre as portas ao público nesta quarta-feira (27/4)

Pesquisa, desenvolvimento e inovação

O Inova Cemig.Lab integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cemig e o PDI Aneel com o código D0662.

O programa é operado pela Beta-i Brasil, consultoria global de inovação colaborativa, e será estruturado em ciclos, regidos por editais que apresentarão os desafios em busca de soluções inovadoras de startups.

O edital completo da iniciativa e a ficha de cadastro, além de outras informações sobre o Inova Cemig.Lab podem ser encontrados no site: https://inova.cemig.com.br/lab/cemig-lab/

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governador apresenta os projetos prioritários do Estado para o Núcleo de Governança da organização social Comunitas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA