Minas Gerais
Governo de Minas publica nomeação de 67 profissionais para o Hospital Universitário da Unimontes
O Governo de Minas Gerais nomeou 67 servidores classificados em concurso público para o Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Norte de MInas. Os atos de nomeação, assinados pelo governador Romeu Zema, foram publicados no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (13/3).
O objetivo das nomeações, efetivadas por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), é atender as demandas e melhorar a estrutura de funcionamento do Hospital Universitário Clemente de Faria, que realiza atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade presta a assistência a uma população de cerca de 1,8 milhão de pessoas de todo o Norte de Minas, sendo referência em diversas áreas da saúde. O HU-Unimontes realiza cerca de 550 mil procedimentos médico-hospitalares por ano, com pronto-socorro 24 horas.
As vagas preenchidas se referem ao concurso público regido pelo Edital nº 001/2018, realizado em 2018. O prazo de vigência do concurso, que terminaria em janeiro de 2024, foi prorrogado até janeiro de 2026.
Foram nomeados pelo Governo do Estado para o quadro de pessoal do Hospital Universitário da Unimontes 33 analistas universitários da saúde, três analistas universitários e 31 técnicos universitários da saúde.
Quanto à distribuição de cargos, serão 25 enfermeiros, 31 técnicos de enfermagem, quatro fisioterapeutas, um farmacêutico, um assistente social, dois bioquímicos, dois contadores e um engenheiro civil.
Melhoria no atendimento
O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, já havia antecipado as nomeações em uma visita à Unimontes no final de fevereiro. “Temos a expectativa de melhorar o atendimento feito aqui, dando mais tranquilidade tanto para a equipe quanto para os pacientes. É uma melhora considerável da condição de atendimento das equipes de saúde, aumentando também a nossa capacidade de atendimento”, avaliou Professor Mateus na ocasião.
As para preencher as vagas nos cargos de analista universitário da saúde e de técnico universitário da saúde foram viabilizadas após articulação da gestão Unimontes com a Seplag-MG.
O reitor da universidade, Wagner de Paulo Santiago, destaca a importância da chegada dos novos profissionais para melhoria da qualidade da assistência à saúde da população de Montes Claro e região.
“As nomeações dos servidores técnico-administrativos para o Hospital Universitário demonstram o compromisso e atenção do Governo de Minas com a Unimontes e com a ampliação e melhoria do atendimento oferecido à saúde da população de todo o Norte de Minas. Com as nomeações, se dará início à recomposição da estrutura do quadro de pessoal do nosso hospital, que poderá ampliar os seus serviços e prestar uma assistência à saúde de melhor qualidade e mais humanizada”, assegura Santiago.
Hospital Clemente de Faria
O hospital universitário oferece assistência exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a toda a população da região Norte de Minas Gerais, e recebendo também pacientes do sul do estado da Bahia. São 157 leitos para assistência 100% gratuita.
O HU-Unimontes conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica, UTI adulto e um Pronto Socorro 24 horas.
A unidade tem um Centro de Ensino Multiprofissional com infraestrutura necessária para o atendimento aos alunos de graduação da área da saúde e dos cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, além do desenvolvimento das atividades das residências médicas e cursos de pós-graduação lato sensu.
Além disso, o hospital é referência no atendimento às gestantes de alto risco, vítimas de violência sexual e intrafamiliar, pessoas com transtornos mentais, clínica médica, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), cirurgia geral, tuberculose, otorrinolaringologia (corpos estranhos em ouvido, nariz e orofaringe), ginecologia e obstetrícia, tuberculose, leishmaniose visceral e cutânea, tratamento clinico em infectologia e pediatria, além da aplicação de soro para vítimas de mordeduras de cães, gatos e acidentes causados por animais peçonhentos.
Integram o Hospital Universitário Clemente de Faria o Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan) e o Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira (Crasi).
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais5 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES1 dia atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS2 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial