Tribunal de Justiça
Participantes do X Encontro do Consepre divulgam a Carta do Rio de Janeiro


O X Encontro do Conselho dos Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (X Consepre), realizado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi encerrado, nesta sexta-feira (15/3), com a divulgação da “Carta do Rio de Janeiro”, elaborada durante o evento e que contém as principais conclusões do encontro.
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou do evento, acompanhado do superintendente administrativo adjunto de Governança do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos. Neste sábado (16/3), os presidentes dos tribunais farão uma reunião final, preparatória para o XI Encontro do Consepre.

Durante a solenidade de encerramento do Encontro, o presidente do TJRJ e vice-presidente de Relações Institucionais do Consepre, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, junto ao presidente do Tribunal de Justiça de Goiás e presidente do Consepre, desembargador Carlos Alberto França, agradeceu a presença de todos os participantes.
“É muito importante que todos os tribunais estaduais estejam unidos em prol de um Poder Judiciário mais forte e com uma prestação jurisdicional cada vez mais efetiva”, ressaltou o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo. “Encerramos mais um encontro, levando aos nossos Estados, novas ideias, novas experiências que foram implantadas em outros tribunais. A troca de experiência entre as cortes é fundamental para o aprimoramento da prestação jurisdicional”, acrescentou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França.

Programação intensa
O X Consepre, aberto na quarta-feira (13/3), teve intensa programação ao longo de três dias. Na quinta-feira (14/3), houve uma palestra do corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, que abordou o tema “Os Desafios do Poder Judiciário no Novo Milênio”. Em seguida, o presidente da Academia Brasileira de Letras, jornalista Merval Pereira, proferiu palestra “Imprensa e Justiça Social”.

Ainda na quinta-feira, o presidente da Companhia de Soluções e Inteligência Governamental, Paulo Alves, tratou do tema “Gestão com Eficiência”. O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro, desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama, proferiu palestra sobre a “Cooperação entre os Tribunais”. Na sequência, o conselheiro Giovanni Olsson, do Conselho Nacional de Justiça, falou sobre “Ponto de Inclusão Digital (PID) e outros projetos”.
Na sexta-feira (15/3), finalizada com divulgação da “Carta do Rio de Janeiro”, os participantes prestaram uma homenagem ao ministro Luís Roberto Barroso, com quem realizaram uma reunião. Também houve encontros de trabalho entre juízes auxiliares, diretores e assessores dos tribunais estaduais.

Carta
Na Carta do Rio de Janeiro, os presidentes se comprometem a “reafirmar a importância de se garantir a autonomia administrativa e financeira dos Tribunais de Justiça Estaduais e do Distrito Federal e Territórios, insculpida na Constituição Federal de 1988”. Também a “garantir o apoio dos Tribunais de Justiça do Brasil ao cumprimento da Resolução CNJ n.2 525/2023, que dispõe sobre ação afirmativa de gênero, para acesso das magistradas aos tribunais de 22 grau, para fins de preenchimento das vagas disponibilizadas pelo critério demerecimento”.
Além disso, se propõem a “asseverar a relevância da iniciativa do Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Roberto Barroso, de implementação da Resolução CNJ n.2 547 /2024, que prevê a extinção das execuções fiscais com valor de até 10 mil reais em que não haja movimentação útil há mais de um ano sem citação do executado ou, ainda que citado, não tenham sido localizados bens penhoráveis, como medida eficaz para o tratamento racional e eficiente na tramitação das execuções fiscais pendentes no Poder Judiciário.
Os presidentes também se coimprometem a “apoiar as ações de implementação de políticas públicas coordenadas pela Corregedoria Nacional de Justiça, capitaneada pelo Ministro Luís Felipe Salomão, com destaque para o Programa Nacional Permanente de Apoio à desinstitucionalização de Crianças e Adolescentes Acolhidos e Egressos de Unidades de Acolhimento – Programa Novos Caminhos (PNC), o Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas – Programa “Solo Seguro Favela”, e o Programa “Um Só Coração”, cujo objetivo principal é simplificar e tomar mais eficiente o processo para doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas