Pesquisar
Close this search box.

Política

Parlamento Jovem de Minas fortalece a democracia e a diversidade

Publicados

em

Imagem

O protagonismo dos estudantes, o fortalecimento da democracia e a consolidação da diversidade foram as principais características do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) destacadas na solenidade de lançamento do programa, na manhã desta sexta-feira (22/3/24), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do País, o PJ Minas chega em 2024 à 20ª edição. Estudantes de 145 municípios, divididos em 20 polos regionais, vão debater o tema “Melhorias no ensino escolar”. O programa é realizado pela Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas.

Em seu pronunciamento, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), destacou a oportunidade que o PJ Minas oferece aos estudantes de conhecerem o Parlamento mineiro e o processo legislativo, o que pode ser a semente para a inserção desses jovens na política.

Citação

Ele lembrou que muitas discussões em curso na Casa foram iniciadas na plenária do ano passado. Propostas priorizadas pelos jovens foram transformadas em requerimentos, emendas orçamentárias e projetos de lei, contribuindo na construção de políticas públicas.

O deputado Ricardo Campos (PT), vice-presidente da Comissão de Participação Popular, colegiado responsável por analisar essas propostas, ressaltou que mais de 20% das emendas ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e à Lei Orçamentária Anual (LOA) oriundas do PJ Minas e da discussão participativa do PPAG foram acolhidas pela comissão em 2023.

Leia Também:  Deputados avalizam vetos do governador, mas mantêm atendimento especial para autismo

Ele lembrou que ingressou na ALMG como adolescente trabalhador (Assprom), em 1999, para estimular os jovens a se engajarem nas atividades político-partidárias.

Formação democrática, inclusiva e transformadora

A deputada Bella Gonçalves (Psol), por sua vez, celebrou a forte presença de mulheres, negros e indígenas entre os participantes do PJ Minas, o que pode ser o prenúncio de um futuro de maior representatividade no Parlamento em Minas e no Brasil.

Ela salientou que votar e ser votado, participar da política e acompanhar os seus representantes é fundamental para a construção de um país mais democrático e inclusivo.

Também a deputada Maria Clara Marra (PSDB) comentou o frescor que os jovens trazem para a política, em um momento que ela define como disruptivo, no qual são convidados a ocupar espaços de decisão. “Muitos projetos que mudaram o País vieram da iniciativa popular”, observou.

Na mesma linha, o diretor do Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas, Danny Zahreddine, frisou que os jovens são o termômetro da realidade social, inspirando legisladores na busca de uma educação de qualidade e transformadora.

Leia Também:  Governo de Minas lança consulta pública sobre legislação para subprodutos de origem animal não comestíveis

“O PJ Minas foi uma das maiores experiências da minha vida. Entendemos que o Parlamento também é nosso lugar”, corroborou a representante dos estudantes participantes do programa, Jeisiane Reis, de São José da Lapa (Região Central).

Compromisso com a cidadania

“Aprendemos a ser democráticos. O Parlamento é o local privilegiado para isso, porque encarna a essência do princípio constitucional de que todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes eleitos”, ressaltou a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz.

Ela citou, entre as habilidades e os conhecimentos trabalhados com os estudantes, atitudes que privilegiem a solidariedade, a diversidade e o compromisso com a cidadania.

O vereador Danilo Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Guaxupé (Sul de Minas), que representou na solenidade as câmaras parceiras, e o coordenador do programa em Conceição do Mato Dentro (Região Central), Lorenzo Santos, que representou todos os coordenadores, abordaram os benefícios de se investir na educação para a cidadania, perceptíveis no desenvolvimento de todos os participantes.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Resultado preliminar de habilitação para o programa Minas Leite sai nesta sexta-feira (13/1)

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA