Polícia
Polícia Civil lança podcast “Na Escuta”

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, na tarde desta sexta-feira (22/3), o podcast “Na Escuta”. Trata-se de um produto de comunicação desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da PCMG que traz entrevistas exclusivas com servidores que participaram dos bastidores de grandes investigações.
O primeiro de cinco episódios da primeira temporada do programa foi transmitido a 27 policiais civis que estão passando pelo Curso Técnico-Profissional, durante o Ciclo de Palestras 2024, que teve início na Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG) nesta sexta. A programação de hoje também contou com outras duas palestras: “Planejamento de Operações”, ministrado pela investigadora Camila Ramos Cobucci; e “A Importância dos Detalhes na Investigação Criminal”, apresentado pelo investigador Douglas Eustáquio da Silva Viana.
Na Escuta
Em 2010, a PCMG prendeu Marcos Antunes Trigueiro, o Maníaco de Contagem, condenado por cinco homicídios contra mulheres com o mesmo perfil, ficando conhecido como assassino em série. O primeiro episódio do “Na Escuta” traz detalhes da investigação do caso, com entrevistas do delegado Frederico Abelha, atual chefe de Gabinete da Chefia da Polícia Civil, e da investigadora Lídia Mary de Oliveira, lotada na Coordenação de Operações com Cães (COC).
Durante o lançamento, o porta-voz da Polícia Civil, delegado Saulo de Tarso Gonçalves da Silva Castro, destacou a relevância do projeto para a imagem institucional da PCMG. “O podcast é, sem dúvida, um marco na comunicação da Polícia Civil. O lançamento do produto visa enaltecer o trabalho investigativo de excelência que a instituição desenvolve com qualificação continuamente e, também, promover a valorização profissional de nossos servidores por meio de entrevistas e relatos aprofundados”, disse.
Na ocasião, a jornalista Luiza Galvão, servidora da Ascom e uma das idealizadoras e produtoras do “Na Escuta”, compartilhou a experiência de desenvolvimento do projeto pioneiro. “A experiência de produzir esse podcast foi muito enriquecedora. Ter a oportunidade de saber mais sobre casos de repercussão na mídia tão marcantes, sob a ótica de quem, de fato, investigou, foi algo inédito”, contou. “E acredito que é isso que também tentamos levar para o grande público, o privilégio de conhecer detalhes e técnicas que muitas vezes não são apresentadas em matérias jornalísticas convencionais, trazendo um novo olhar sobre a importância e expertise da Polícia Civil de Minas Gerais”, completou.
O investigador em formação, Conrado Rodrigues Saraiva, ressaltou, que nesse primeiro episódio, a participação da investigadora recém-formada o marcou. “Ela não tinha muita experiência de campo, foi muito corajosa em aceitar essa missão e conseguiu concluir com êxito. Na hora de identificar a possível localização do autor, ela não sabia que ele estava lá, mas conseguiu sentir, então a participação dela foi excepcional, e com isso a Polícia Civil resolveu esse problema, que na época, era de gravidade imensa”. Saraiva afirma, ainda, que assistirá aos próximos episódios e que acredita que o podcast poderá ajudar bastante quem está iniciando agora a carreira a conhecer ainda mais o trabalho da instituição.
Confira abaixo, em sua plataforma de preferência, o primeiro episódio do “Na Escuta”:
-> Youtube
-> Spotify
-> Deezer
Participaram da criação/produção do podcast: Camila Madeira, Luiza Galvão, Muriel Ramalho, Naiana Andrade, Nathália Araújo e Saulo Castro.
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas