Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Polícia Civil lança podcast “Na Escuta”

Publicados

em

Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, na tarde desta sexta-feira (22/3), o podcast “Na Escuta”. Trata-se de um produto de comunicação desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da PCMG que traz entrevistas exclusivas com servidores que participaram dos bastidores de grandes investigações.

O primeiro de cinco episódios da primeira temporada do programa foi transmitido a 27 policiais civis que estão passando pelo Curso Técnico-Profissional, durante o Ciclo de Palestras 2024, que teve início na Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG) nesta sexta. A programação de hoje também contou com outras duas palestras: “Planejamento de Operações”, ministrado pela investigadora Camila Ramos Cobucci; e “A Importância dos Detalhes na Investigação Criminal”, apresentado pelo investigador Douglas Eustáquio da Silva Viana.

Na Escuta

Em 2010, a PCMG prendeu Marcos Antunes Trigueiro, o Maníaco de Contagem, condenado por cinco homicídios contra mulheres com o mesmo perfil, ficando conhecido como assassino em série. O primeiro episódio do “Na Escuta” traz detalhes da investigação do caso, com entrevistas do delegado Frederico Abelha, atual chefe de Gabinete da Chefia da Polícia Civil, e da investigadora Lídia Mary de Oliveira, lotada na Coordenação de Operações com Cães (COC).

Leia Também:  Ação da Polícia Civil em parceria com a OCIM acolhe idosos na RMBH

Durante o lançamento, o porta-voz da Polícia Civil, delegado Saulo de Tarso Gonçalves da Silva Castro, destacou a relevância do projeto para a imagem institucional da PCMG. “O podcast é, sem dúvida, um marco na comunicação da Polícia Civil. O lançamento do produto visa enaltecer o trabalho investigativo de excelência que a instituição desenvolve com qualificação continuamente e, também, promover a valorização profissional de nossos servidores por meio de entrevistas e relatos aprofundados”, disse.

Na ocasião, a jornalista Luiza Galvão, servidora da Ascom e uma das idealizadoras e produtoras do “Na Escuta”, compartilhou a experiência de desenvolvimento do projeto pioneiro. “A experiência de produzir esse podcast foi muito enriquecedora. Ter a oportunidade de saber mais sobre casos de repercussão na mídia tão marcantes, sob a ótica de quem, de fato, investigou, foi algo inédito”, contou. “E acredito que é isso que também tentamos levar para o grande público, o privilégio de conhecer detalhes e técnicas que muitas vezes não são apresentadas em matérias jornalísticas convencionais, trazendo um novo olhar sobre a importância e expertise da Polícia Civil de Minas Gerais”, completou.

Leia Também:  PCMG celebra inauguração da Delegacia de Polícia Civil em Poté

O investigador em formação, Conrado Rodrigues Saraiva, ressaltou, que nesse primeiro episódio, a participação da investigadora recém-formada o marcou. “Ela não tinha muita experiência de campo, foi muito corajosa em aceitar essa missão e conseguiu concluir com êxito. Na hora de identificar a possível localização do autor, ela não sabia que ele estava lá, mas conseguiu sentir, então a participação dela foi excepcional, e com isso a Polícia Civil resolveu esse problema, que na época, era de gravidade imensa”. Saraiva afirma, ainda, que assistirá aos próximos episódios e que acredita que o podcast poderá ajudar bastante quem está iniciando agora a carreira a conhecer ainda mais o trabalho da instituição.

Confira abaixo, em sua plataforma de preferência, o primeiro episódio do “Na Escuta”:

-> Youtube

-> Spotify

-> Deezer

Participaram da criação/produção do podcast: Camila Madeira, Luiza Galvão, Muriel Ramalho, Naiana Andrade, Nathália Araújo e Saulo Castro.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Polícia Civil homenageia joias de Brumadinho no Instituto de Identificação

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA