Pesquisar
Close this search box.

Política

Coletivo de Mulheres da ALMG é homenageado em audiência

Publicados

em

Imagem

Debater a relevância do Coletivo de Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é o objetivo de audiência de convidados que a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher vai realizar nesta terça-feira (26/3/24), às 14 horas, no Plenarinho II.

Na audiência, solicitada pela deputada Lohanna (PV), haverá a entrega de votos de congratulações às integrantes do coletivo Grazielle Mendes e Eneida da Costa, jornalistas e servidoras da ALMG.

Botão

Conforme o requerimento que deu origem à reunião, o Coletivo de Mulheres surgiu de forma orgânica e espontânea no dia 8 de março de 2017, quando algumas servidoras da ALMG ao participar de uma ação comemorativa do Dia Internacional da Mulher perceberam a necessidade de se organizar para reivindicar demandas comuns.

Segundo a deputada Lohanna, o Coletivo de Mulheres da ALMG é um exemplo de como a união e a determinação podem promover mudanças significativas, mesmo diante de desafios e obstáculos institucionais.

Citação

Coletivo busca ampliar representação feminina

O Coletivo de Mulheres da Assembleia promove, desde sua criação, debates e mobilizações com objetivo de ampliar a participação feminina em instâncias representativas na ALMG.

Leia Também:  Conservação da Serra do Espinhaço motiva audiência pública

Nesse sentido, teve papel fundamental para a conquista desses espaços historicamente ocupados por homens na Assembleia, conforme salienta Grazielle Mendes.

Segundo a integrante do coletivo, mostra disso é a representação na Câmara de Recursos Administrativos de Pessoal (CRP) por duas chapas femininas consecutivas. A CRP é o órgão de primeira instância recursal, ao qual compete exclusivamente deliberar sobre recursos dos servidores da Secretaria da Assembleia contra atos administrativos que possam afetar seus direitos funcionais.

Além disso, a direção do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindalemg) é majoritariamente feminina.

Outra conquista do coletivo pontuada pela jornalista Grazielle Mendes foi a regulamentação da Lei Complementar 116, de 2011, a qual estabelece mecanismos para prevenção e punição do assédio moral na administração pública estadual. Ela relatou que a mobilização contou com o apoio da então Comissão Extraordinária das Mulheres.

Além disso, fez campanhas e ações internas contra o assédio moral e sexual e a sobrecarga de trabalho das mulheres e por melhores condições laborais para as funcionárias terceirizadas da limpeza e conservação no Legislativo.

Leia Também:  Empresa de transporte coletivo deve indenizar motociclista por acidente

Também se manifestou em defesa de deputadas ameaçadas recentemente e realizou campanha de esclarecimento sobre o que é violência política de gênero.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Empresa de transporte coletivo deve indenizar motociclista por acidente

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA