Minas Gerais

Fhemig abre leitos para atender a casos de dengue tipo C em Sabará

Publicados

em

Fhemig / Divulgação

O Hospital Cristiano Machado (HCM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), passou a contar com uma ala específica, com 12 leitos, para o atendimento exclusivo a pacientes diagnosticados com o tipo C da dengue – que apresenta sinais de alarme e pode evoluir para a forma mais grave.

Os casos são transferidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Prefeitura Municipal de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Diante do aumento significativo de pacientes com dengue do grupo C, que demandam internação e ficam aguardando por leitos na UPA, o município de Sabará entrou em contato com a Fhemig com o propósito de estabelecer uma parceria para disponibilizar leitos específicos destinados ao tratamento desses pacientes”, explica a diretora do HCM, Andreza Conceição Lopes Vieira Sete.

As transferências serão realizadas diariamente, enquanto houver demanda. Há previsão de que as internações sejam de curta duração – 48 horas em média.

O público-alvo são pacientes sem instabilidade clínica. Os que apresentarem maior probabilidade de complicação serão transferidos para serviços com retaguarda de terapia intensiva.

Leia Também:  Iniciadas obras de recuperação da MGC-367, entre Turmalina e Carbonita, no Jequitinhonha

Agilizar fluxo

A iniciativa busca assegurar o melhor cuidado possível aos pacientes, além de agilizar o fluxo de transferências e dar mais conforto às pessoas que buscam a UPA do município, neste momento de grande demanda em razão da epidemia de dengue.

Em Sabará, foram notificados, até o dia 16/3, 11.321 casos da doença. A rotina de atendimento no HCM é composta pela triagem, diagnóstico, tratamento e monitoramento dos pacientes, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

A nova ala está em funcionamento desde 22/3. Nesta segunda-feira (25/3), havia cinco pacientes internados no local.

Para atender a essa demanda crescente, o HCM realizou, em 21/3, novo chamamento emergencial para compor o quadro de médicos e reforçar a equipe de profissionais do hospital.

A prefeitura também disponibilizou uma médica para integrar a equipe do HCM e acompanhar a evolução do quadro clínico dos pacientes que estão em observação.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Hospital João XXIII abre dez leitos de UTI Pediátrica para ampliar assistência aos casos de doenças respiratórias
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA