Pesquisar
Close this search box.

Política

Valorização dos professores de Uemg e da Unimontes é discutida

Publicados

em

Imagem

Debater a importância de uma política de carreira do ensino superior e a valorização profissional dos profissionais da educação; e ainda, promover o lançamento da campanha salarial da categoria. Estes são os objetivos da audiência pública que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta terça-feira (26/3/24). Requerida pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), a reunião acontece no Auditório José Alencar, às 10 horas.

Botão

De acordo com informações do gabinete da parlamentar, em dez anos, houve um acúmulo de 76% de perdas salariais nas categorias dos professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As duas instituições pagam o segundo pior salário dentre todas as universidades públicas do Brasil.

Segundo professores dessa categoria, o acordo resultante da greve de 2016, quando governava o Estado Fernando Pimentel, não foi cumprido pelo governo seguinte, de Romeu Zema, empossado em 2019. Diante desse quadro, os docentes da Uemg e da Unimontes apresentam novamente as mesmas reivindicações.

Leia Também:  Diário Escolar Digital+ já está disponível para os professores da rede estadual 

Essa pauta inclui: a incorporação das gratificações ao vencimento básico; a expansão da dedicação exclusiva; o pagamento da remuneração por titulação; a abertura de editais para viabilizar a ampliação da jornada de 20 para 40 horas; e o respeito à autonomia da universidade.

Já os técnicos administrativos pedem equiparação salarial com os técnicos da Secretaria de Estado de Educação e a criação de um plano de carreira. Também engajados nesta luta, os alunos das duas universidades mineiras reivindicam, entre outros itens, a garantia da assistência estudantil.

Para a reunião desta terça-feira (26), foram convidados representantes das Secretarias de Estado de Educação e de Planejamento e Gestão, além dos reitores das duas universidades mineiras e de sindicalistas de entidades representativas dos professores.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Terceirizados da educação em Betim relatam abusos cometidos por instituto

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA