Minas Gerais
Variações climáticas podem gerar impactos na piscicultura mineira
A piscicultura no Brasil é, tradicionalmente, praticada em ambiente aberto. Neste sistema, diversos fatores podem alterar as características do corpo d’água e, em consequência, as condições ambientais a que os peixes estão submetidos. Variações de temperatura e as chuvas estão entre os aspectos que mais interferem na produção.
“As chuvas podem influenciar diretamente no nível de tanques e reservatórios, de modo a alterar a concentração de partículas e nutrientes e afetar, significativamente, os parâmetros de qualidade da água. Chuvas escassas prejudicam o abastecimento dos tanques e chuvas muito intensas podem causar danos pelo rompimento de diques ou extravasando o corpo hídrico”, explica Alisson Gonçalves Meneses, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
A temperatura atua sobre os parâmetros de qualidade da água, especialmente no oxigênio dissolvido, que é reduzido sob altas temperaturas e pode levar à mortandade dos peixes. O maior efeito se dá no metabolismo dos peixes, já que a temperatura corporal desses organismos é regulada pela temperatura do meio.
“Temperaturas fora da zona de conforto são extremamente prejudiciais. A exposição prolongada dos peixes às temperaturas baixas os torna mais suscetíveis a parasitas e doenças e podem causar morte súbita, especialmente nas espécies de clima quente. A amplitude térmica é um ponto especial de preocupação, uma vez que os peixes são pouco tolerantes a variações abruptas”, alerta o pesquisador da Epamig, que acrescenta:
“Os animais têm, em geral, um nível considerável de tolerância às mudanças ambientais. Entretanto, as complicações podem ocorrer em função de alterações inesperadas, como as decorrentes do comportamento irregular do clima nos últimos anos”, acrescenta Alisson.
Preocupações e cuidados no outono
Fenômenos como o El niño (que atuou nos últimos meses) e a La niña (que deve predominar até a chegada da primavera) proporcionam desequilíbrio no sistema ambiental e podem interferir na produção do pescado. Os piscicultores devem estar atentos às condições climáticas para evitar perdas e prejuízos no ciclo produtivo e intensificar os cuidados com a chegada do outono. “Para este ano, temos a previsão de períodos de frio mais intenso e há a expectativa de que estes eventos ocorram já no final de abril, e que prossigam nos meses seguintes de forma mais intensa e duradoura”, relata Alisson Meneses.
O monitoramento e o controle da qualidade da água são essenciais, bem como a adoção de medidas para garantir a chegada dos peixes em boas condições sanitárias durante esse período. “É fundamental manter a renovação e o controle dos parâmetros físico-químicos da água e atentar-se para que essa operação não reduza mais a temperatura da água nos períodos frios”, orienta o pesquisador da Epamig, que destaca ainda outros quatro pontos aos quais os piscicultores devem ficar alertas:
- Equilíbrio do pH, caso o índice que determina o grau de acidez da água esteja abaixo de 6,5 (portanto ácido), é necessário fazer uma calagem, de preferência com calcário agrícola, uma vez que os peixes não toleram variações no índice;
- Fornecimento de ração completa e balanceada, com cuidados para não haver sobras;
- Acompanhamento do volume de água do tanque, de modo a evitar variações bruscas na qualidade e na temperatura da água;
- Uso de aeradores para manter os níveis de oxigênio dissolvido e auxiliar na desestratificação da água.
Outra estratégia é a adoção de densidades populacionais menores nos tanques e criadouros. E o alto consumo de pescado neste período de Semana Santa pode ser um aliado rentável para esta medida. “Deve-se considerar a possibilidade de um abate intensificado para reduzir a população dos tanques, mesmo que os peixes estejam em tamanho inferior ao desejado”, recomenda Alisson Meneses.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais18 horas atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Minas Gerais4 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
Brasil e Mundo1 dia atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Brasil e Mundo17 horas atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ARTIGOS1 dia atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO17 horas atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial
-
ESPORTES60 minutos atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões