Pesquisar
Close this search box.

Política

Audiência marca encerramento de Seminário de Pesquisa em Educação

Publicados

em

Imagem

Uma audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta terça-feira (26/3/24), marcou o encerramento do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação. O evento, promovido pela ALMG, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reuniu educadores e pesquisadores para discutir as condições de trabalho dos professores da rede estadual de educação.

Botão

A realidade desses profissionais foi analisada pelo Grupo de Pesquisas sobre Profissão Docente (Prodoc). A principal conclusão desse trabalho, segundo o professor Júlio Emílio Diniz Pereira, da Faculdade de Educação da UFMG, é que as condições salariais, de trabalho e de carreira dos trabalhadores da educação deixam muito a desejar.

“Algumas políticas públicas, em vez de buscar melhorar essas condições, optaram por um maior controle da prática docente. As avaliações sistêmicas, por exemplo, representam uma pressão grande sobre os professores e são injustas, limitadoras de resultados e podem promover a desigualdade educacional”, afirmou o professor.

Apesar da precarização das condições de trabalho, ainda há lampejos de esperança para melhorar a qualidade da escola pública, na avaliação de Júlio Emílio Pereira. Isso porque, de acordo com o pesquisador, há brechas nas determinações curriculares que permitem a atuação dos bons profissionais. “Se ainda apresentamos algum resultado positivo, é graças aos bravos e guerreiros professores que permanecem nessa rede pública de educação”, concluiu.

Leia Também:  PCMG marca presença na operação Virtude e atua em prol da pessoa idosa

A vice-coordenadora do Prodoc, Simone Grace de Paula, concordou que, apesar de todas as adversidades constatadas pela pesquisa, são os professores os responsáveis pelas boas iniciativas em sala de aula. Ela defendeu a necessidade de uma escola pública que reduza as desigualdades e promova inclusão social.

O professor Emílio Tenti Fanfani, da Universidade de Buenos Aires, autor do conceito de condição docente como “um estado do processo de construção social do ofício”, lembrou que o trabalho do Prodoc abriu novos objetos de investigação e disse que seria interessante pesquisar também a autonomia de trabalho desses profissionais.

As deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Macaé Evaristo (PT) destacaram a importância da parceria com a UFMG na realização do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação. Elas apresentaram um requerimento de providências à UFMG para a concessão de titulação póstuma a quatro estudantes da universidade que foram torturados e mortos durante a ditadura militar. Esse requerimento deve ser aprovado na próxima reunião da comissão.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Simone da Educação é candidata a prefeita de Passos pelo PL Mulher

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA