Política
Intolerância religiosa é tema do Pensando em Minas
O mês de abril se inicia com edição do Pensando em Minas sobre intolerância religiosa. O objetivo do encontro, que é nesta segunda (1º/4/24), é debater as motivações da intolerância religiosa, entender o porquê de determinados grupos serem mais perseguidos e conhecer as formas de combate em relação a esses crimes.
O encontro será transmitido pelo canal da Escola do Legislativo no YouTube, a partir das 9 horas, e o público poderá participar enviando perguntas e comentários pelo chat.
No Brasil, apesar da garantia constitucional da liberdade de cultos, as denúncias de racismo religioso cresceram sobretudo após 2021. Reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, em janeiro deste ano, apontou aumento de 140,3% no número de denúncias de intolerância religiosa em 2023. Foram 1.418 em todo o País; em 2018 foram registradas 615 ocorrências.
Conheça os convidados
- Camila Nicácio – doutora, mestre e graduada em Direito, respectivamente, pelas Universidades Paris I, Paris III e UFMG. Pesquisa e publica na área da antropologia do Direito, em especial, garantias e direitos humanos fundamentais; direito e religião; pluralismo jurídico; emergência normativa; mediação de conflitos; administração e acesso à justiça
- Roberlei Panasiewicz – doutor e mestre em Ciência da Religião pela UFJF, atua principalmente nos seguintes temas: pluralismo religioso, fundamentalismo e integrismo religioso, diálogo inter-religioso e intercultural, hermenêutica e identidade religiosa, ética e metodologia da pesquisa. É autor do livro “Pluralismo religioso contemporâneo: diálogo inter-religioso na teologia de Claude Geffré”
Os encontros serão mediados pelo professor da Escola do Legislativo, Wladimir Rodrigues Dias.
Pensando em Minas
O programa, realizado em parceria com a TV Assembleia, promove um bate-papo entre pesquisadores e especialistas sobre temas atuais e relevantes para o processo legislativo e para a formação cidadã. O público-alvo são pesquisadores, servidores públicos e a população em geral.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário