Minas Gerais
Jogos Escolares de Minas Gerais começam nesta segunda-feira com recorde de inscrições

Nesta segunda-feira (1/4), o Governo de Minas dá início ao maior evento esportivo-escolar do Brasil. Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) vão reunir mais de 40 mil estudantes-atletas de 12 a 17 anos, de escolas públicas e particulares de todas as regiões do estado, entre abril e agosto de 2024.
Esta edição bateu recorde de inscrição, com 842 municípios mineiros inscritos, o que significa que 98% dos municípios do estado estarão envolvidos nos jogos. O número é o maior desde 2019, quando 839 cidades se inscreveram e demonstra a importância da prática esportiva e da competição organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).
“Neste ano, o Jemg já nasce campeão. O evento esportivo já cativou os mineiros, e sua alta adesão mostra a força dos Jogos Escolares de Minas Gerais para a valorização e promoção do esporte em nosso estado”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. “Como política pública, o Jemg reforça a importância do esporte para a saúde, autoestima, inserção social e formação integral dos mineiros”, completa Jucá.
Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga reforça que o “expressivo número de participação demonstra o compromisso contínuo e a importância para o Estado de Minas em promover o esporte educativo e oferecer oportunidades para que os jovens desenvolvam seus talentos e habilidades atléticas”.
Fase Microrregional
O Jemg é dividido nas etapas microrregional, regional e estadual. A etapa microrregional está programada para ocorrer entre 1/4 e 26/5, e vai abranger 54 sedes distribuídas por várias regiões de Minas Gerais.
Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa microrregional avançam para a etapa regional. Já os campeões da etapa regional avançam para a etapa estadual.
Modalidades e inclusão
Na fase estadual, os estudantes-atletas irão competir em diversas modalidades esportivas, individuais como: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez e wrestling, além das modalidades coletivas basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, nos naipes masculino e feminino.
O Jemg também realiza a etapa estadual paralímpica, que promove o esporte e a inclusão para atletas com deficiência. A competição é disputada em modalidades como atletismo PCD, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo PCD , judô PCD, natação PCD, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado. A oferta dessas modalidades reforça o compromisso do Governo de Minas com a inclusão e a diversidade.
Jemg
Podem participar estudantes-atletas com idades entre 12 e 17 anos, divididos em dois módulos. O Módulo I é voltado para aqueles nascidos, exclusivamente, nos anos de 2010, 2011 e 2012. Já o Módulo II para os estudantes-atletas com data de nascimento em 2007, 2008 e 2009.
O Jemg 2024 indica os representantes de Minas Gerais para os Jogos Escolares Brasileiros, para os Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.
A execução técnica do Jemg é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028