Minas Gerais
Cemig promove workshop para apresentar a nova chamada pública de eficiência energética de 2024
A Cemig realizará, na quinta-feira (4/4), workshop para apresentar a Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2024.
Clientes e Energy Services Company (ESCOs) poderão aproveitar a oportunidade para esclarecer dúvidas.
O evento, que será transmitido no canal do YouTube da companhia, a partir das 15h, tem como objetivo tornar o processo mais transparente e incentivar que as propostas enviadas estejam dentro dos critérios para a aprovação.
A chamada pública é realizada anualmente por meio do Programa de Eficiência Energética da companhia e segue ritos e critérios estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
É importante lembrar que o workshop deste ano ocorrerá, assim como no ano passado, antes da publicação do edital de captação de propostas para que os proponentes tenham mais tempo de se preparar.
Dessa forma, a Cemig facilita o entendimento das regras, considerando, principalmente, os aprendizados dos últimos anos, conforme explica Aline Pimenta Martins, engenheira de eficiência energética e coordenadora da chamada pública.
“O workshop é uma importante estratégia que temos para preparar os clientes para o edital que está chegando. Com o evento, nós democratizamos o processo e abrimos um espaço para abordar os pontos que mais causam dúvidas e inviabilizam a aprovação dos projetos”, afirma Martins.
Eficientização e economia
A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética é um convite para que os clientes da Cemig enviem propostas de projetos que resultem na modernização das instalações.
Nesse sentido, os projetos podem trazer, por exemplo, a eficientização da iluminação ou de sistemas de condicionamento ambiental, a implantação de usinas solares fotovoltaicas e de outras fontes renováveis de energia.
Vale ressaltar que estão aptos a participar clientes cativos e livres e de todas as classes (comerciais, industriais, residenciais, rurais etc.), desde que observadas as demais regras da chamada.
Transmissão do workshop
A transmissão do workshop ocorre por meio do canal da Cemig no YouTube, e os participantes poderão enviar questionamentos pelo e-mail [email protected].
Para assistir a transmissão, basta clicar neste link do Youtube.
O programa
O chamamento público de projetos faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemig e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Assim como no caso da chamada, o objetivo do programa é promover o uso sustentável da energia elétrica e melhorias na qualidade de vida dos mineiros.
O Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica, principalmente nos tempos atuais, em que as mudanças climáticas trazem cada vez mais desafios à humanidade.
Em mais de 25 anos de existência, o PEE da Cemig já investiu mais de R$ 1 bilhão em todos os 774 municípios da área de concessão da companhia.
Para se ter uma ideia da relevância do programa, em todo esse tempo ele já foi responsável pela economia de 7.423 giga whats-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, durante um ano, cerca de 3,5 milhões de clientes.
Outro dado importante é que, no período de 25 anos, a companhia contribuiu para que 520 mil toneladas de CO2 não fossem liberadas na atmosfera. Em uma leitura mais prática, o valor é equivalente ao carbono absorvido por 3,7 milhões de árvores da mata atlântica em 20 anos.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMais postos da BR 381 com pedágios
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásParceria leva drones aos treinamentos do Senar
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásCafeicultor de Espera Feliz coloca Minas Gerais em 1º lugar no COY 2025
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásRanking põe UFMG entre as melhores
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSistema e IMA: acordo amplia capacitação e certificação rural
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSetor calçadista prevê queda de 2%
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásEmpresa anuncia investimento em Poços
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásUberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”



