Minas Gerais

Nutricionista do Ipsemg explica como a alimentação pode ajudar a prevenir o câncer

Publicados

em

O Dia Mundial do Câncer é celebrado nesta segunda-feira (8/4) e, para conscientizar a população sobre essa doença que afeta milhares de pessoas, a nutricionista e responsável técnica pela Clínica de Onco-hematologia do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Erika Simone Coelho Carvalho, explica como a alimentação pode ser uma excelente aliada na prevenção dos diversos tipos de câncer existentes e como ter melhores hábitos para reduzir o risco desta doença.

“Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, podendo ser prevenidos por meio de uma boa alimentação e atividade física regular. Essa prevenção primária é uma estratégia efetiva para o controle da doença e também tem grande potencial na redução de gastos econômicos com a saúde no Brasil”, explica Érika.

A nutricionista chama a atenção da população para os cuidados com o consumo de determinados alimentos que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer e acrescenta dicas para uma alimentação saudável com foco na prevenção da doença.

Leia Também:  Dia Mundial da Alimentação é um alerta para escolhas mais conscientes

“Há forte evidência científica que o consumo recorrente de carne processada como salame, presunto, bacon, mortadela, salsicha podem aumentar o risco para o surgimento do câncer. É preciso ter cuidado também com a ingestão de bebidas alcoólicas, pois o seu consumo pode aumentar a chance do desenvolvimento da doença. A dica é evitar fast food”, destacou a especialista.

A quantidade certa

Ao ser questionada sobre a quantidade ideal para o consumo da carne vermelha, a nutricionista ressalta que “a carne vermelha deve ser consumida com vigilância, pois sabe-se que o consumo superior a 500g por semana possui forte relação com câncer de intestino. É importante aumentar o consumo de fibras presentes nos vegetais”, orienta Erika Carvalho.

Sobre o consumo do açúcar, a nutricionista diz que não há relação direta com o câncer, mas que uma alimentação desequilibrada com excesso de açúcar pode favorecer o acúmulo de gordura corporal e, consequentemente, o risco de surgimento do câncer.

Câncer no Brasil

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. As regiões Sul e Sudeste concentram cerca de 70% da incidência.

Leia Também:  Minas Gerais avança para a universalização do saneamento básico

De acordo com o levantamento realizado pelo Inca em 2023, o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  IEF lança edital para nova composição do Conselho Consultivo do Parque Fernão Dias

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Vínculo de hospital de Uberlândia com o Ipsemg será tema de audiência

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA