Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo de Minas lança projeto que visa melhorar o trabalho dos servidores e aprimorar, cada vez mais, a prestação dos serviços públicos

Publicados

em

Um projeto inovador, que usa tendências de tecnologia e soluções de inteligência artificial para automatizar processos na administração pública. O Governo de Minas Gerais lançou, nesta terça-feira (9/4), o Automatiza.MG. A iniciativa, proposta pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), visa melhorar o trabalho dos servidores, para que eles possam dedicar mais tempo a atividades estratégicas, aprimorando cada vez mais a prestação de serviço aos cidadãos.

O lançamento no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, contou com participação do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

“Acompanhei muitas inovações quando eu trabalhava no setor produtivo e tenho acompanhado aqui no governo também. O que posso dizer é que não temos nem ideia do quanto a tecnologia pode estar melhorando a nossa produtividade. Eu sou um grande incentivador da tecnologia. No dia que a secretária Luísa Barreto me mostrou esse programa, fiquei extremamente satisfeito”, declarou o governador Romeu Zema.

Também ressalta o propósito inovador da ferramenta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto. Para ela, com o lançamento do projeto, o cidadão sairá cada vez mais satisfeito quando for acessar um serviço público do Governo de Minas.

Leia Também:  Governo de Minas abre inscrição para projetos de incentivo à inovação tecnológica

“Para nós é um momento muito especial porque temos certeza de que o Automatiza MG, muito mais do que uma ferramenta, representa uma mudança na cultura organizacional que promovemos aqui no Governo de Minas. Quando a gente fala de construir robôs, assistentes virtuais para os servidores, nós estamos pensando em primeiro lugar no cidadão lá na ponta”, afirmou.

Como aplicar?

Órgãos e entidades estaduais que têm interesse em implementar a automatização de processos em suas atividades podem, a partir de agora, solicitar apoio do projeto Automatiza.MG no portal http://www.planejamento.mg.gov.br/automatizamg, também lançado no evento.

O site conta ainda com um repositório de robôs que podem ser replicados por servidores para facilitar o desenvolvimento de soluções automatizadas.

Além disso, o Governo de Minas também disponibilizou o Curso Básico de Power Automate, na plataforma de Ensino a Distância (EAD) da Seplag-MG.

A formação é livre, gratuita e aberta a todos os servidores estaduais interessados em aprender mais sobre automatização de processos. Clique aqui para saber mais.

Leia Também:  Emater investe R$ 2,6 milhões em qualificação profissional de colaboradores

Histórico

O Automatiza.MG iniciou suas atividades no segundo semestre de 2023, e já capacitou mais de 20 turmas, certificando aproximadamente 290 alunos de 13 órgãos e entidades estaduais.

Ao todo, o projeto já criou 27 robôs que estão em utilização pelos agentes públicos, reduzindo em mais de 300 horas mensais o tempo necessário para a realização dos processos que foram aprimorados.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Emater investe R$ 2,6 milhões em qualificação profissional de colaboradores

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA