Minas Gerais
Governo de Minas institui política para garantir eficiência e integridade nas contratações públicas
Foi assinada, nesta segunda-feira (8/4), Resolução Conjunta elaborada pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) e pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), instituindo a Política de Gestão de Riscos nas Contratações Públicas no Poder Executivo estadual mineiro.
Alinhado à nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), o normativo, publicado nesta manhã (9/4) no Diário Oficial, estabelece uma série de diretrizes que deverão ser adotadas por todos órgãos e entidades durante o processo de licitação.
Capacitação de servidores
A Resolução foi lançada durante evento promovido pela CGE-MG e pela Seplag-MG, que reuniu cerca de 500 servidores no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, na última segunda-feira (8/4).
Durante a solenidade de assinatura, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, destacou que as compras públicas são fundamentais para a prestação de serviços à população e correspondem a 1% do PIB mineiro, sendo o segundo maior gasto estadual, logo após as despesas de pessoal.
“As compras públicas vão permitir que, lá na ponta, o hospital tenha o medicamento necessário, que as viaturas das corporações de segurança tenham gasolina para rodar. Por meio da gestão de riscos, nossa assertividade vai ser cada vez maior”, reforçou.
Para o procurador do Estado e assessor jurídico da Subsecretaria de Compras da Seplag-MG, Eduardo Grossi, a publicação do normativo é um marco importante no processo de contratações públicas. Entretanto, para garantir sua eficácia, Grossi enfatizou a necessidade da capacitação e profissionalização dos agentes públicos na temática. “A gestão de riscos não deve ser setorizada, pois ela é parte de uma cultura institucional a ser trabalhada de maneira transversal”, defendeu.
Além da solenidade de lançamento da Resolução, o evento contou com uma série de palestras e rodas de conversas abordando o gerenciamento de riscos nas compras públicas.
Ferramentas de gestão integrada de riscos
Para subsidiar os órgãos e entidades na implementação da Política de Gestão de Riscos nas Contratações Públicas, a CGE publicou documento que traz orientações acerca dos procedimentos de gerenciamento dos riscos organizacionais. No evento, também foi apresentado sistema desenvolvido pela CGE cujo objetivo é automatizar o gerenciamento dos riscos licitatórios.
“Lançamos, junto com a Resolução Conjunta, outros dois produtos que visam simplificar, modernizar e otimizar o processo de gestão de riscos em todo o Estado: o Guia Metodológico de Gestão Integrada de Riscos e o UaiRisk, sistema informatizado que visa auxiliar servidores e gestores durante todo o processo de gerenciamento dos riscos nas compras públicas”, explica o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle.
“Além de trazer inovação, as ferramentas trarão mais facilidade e efetividade no processo de contratações e aquisições públicas”, finalizou.
O Sistema UaiRisk está em fase de homologação e será disponibilizado posteriormente para os órgãos e entidades do Estado. Por meio da ferramenta, será possível realizar todo o mapeamento dos riscos nas contratações, incluindo a identificação, a avaliação e o tratamento dos ricos, bem como o monitoramento de todo o processo licitatório.
O Guia Metodológico já está disponível para consulta. Acesse aqui.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais5 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES24 horas atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS2 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial