Pesquisar
Close this search box.

Política

Audiência debaterá impactos da Stock Car na rotina da UFMG

Publicados

em

Imagem

Diante da insistência da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) de permitir a realização de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car no entorno do Mineirão, a despeito dos impactos negativos, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se mobiliza mais uma vez para debater o tema. A audiência pública acontecerá nesta terça-feira (16/4/24), a partir das 9h30, no Auditório José Alencar.

Botão

A reunião atende a requerimento da presidenta do colegiado, deputada Beatriz Cerqueira (PT), que tem insistido que um eventual retorno financeiro do evento jamais vai compensar os prejuízos ambientais, sociais e até para o desenvolvimento da ciência e tecnologia na capital mineira.

Pensando nesse último aspecto, a audiência tratará justamente dos impactos da Stock Car nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cujas unidades se situam a algumas dezenas de metros do circuito de rua que será percorrido pelos carros de corrida.

Uma delas é o Biotério Central da UFMG, estratégico para a realização de pesquisas de dezenas de instituições públicas mineiras e de outros cinco estados, pois de lá saem anualmente mais de 23 mil unidades dos chamados roedores padronizados para pesquisas científicas, quatro espécies de camundongos que servem de cobaias para testes científicos, uma exigência legal no mundo todo antes dos testes em seres humanos.

O ronco dos motores dos carros da Stock Car, que sempre fica acima dos 110 decibéis, pode comprometer a qualidade e até mesmo a sobrevivência das cobaias, bastante sensíveis a ruídos e vibrações.

Esses pequenos animais que podem salvar milhões de vidas já se fragilizam quando expostos a ruídos acima de 70 decibéis, conforme apurado em visita da mesma Comissão de Educação ao campus Pampulha da UFMG no último dia 21 de março. O requerimento para essa atividade também foi de autoria de Beatriz Cerqueira.

Citação

Árvores cortadas e equipamentos desmontados

O corte sem aviso pela PBH de dezenas de árvores na região, além do desmonte ou reforma de equipamentos públicos apenas para a realização da prova, como semáforos, placas, quebra-molas, travessias de pedestres e até asfalto, já havia motivado outra audiência pública na ALMG pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Leia Também:  Geração de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica passa no Plenário

Foi no último dia 29 de fevereiro, também atendendo a requerimento de Beatriz Cerqueira. A parlamentar foi autora de uma das ações impetradas com pedido de liminar para tentar parar o corte de árvores, sem sucesso. Agora, reforça a importância desta nova audiência pública para tentar poupar a UFMG dos impactos da Stock Car nos quatro dias de evento, de 15 a 18 de agosto.

Várias vias de acesso serão bloqueadas, ameaçando o funcionamento da UFMG nos dias de evento e prejudicando milhares de pessoas. É o caso, por exemplo, da entrada para o estacionamento do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), para 500 veículos, com acesso único externo pela Avenida Rei Pelé, que seria bloqueada. O espaço fica justamente entre o entorno do Biotério Central e o Mineirão, que ficará no centro do futuro circuito de rua.

Outra unidade que abriga animais sensíveis à poluição sonora, como cavalos e peixes, a Escola de Veterinária também seria afetada, assim como a Escola de Odontologia, que atende a centenas de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia Também:  Comissão de Transporte visita a Seinfra nesta segunda (29)

Outros dois locais que ficariam isolados pela Stock Car são o Centro Esportivo Universitário (CEU), utilizado pela comunidade, e o Centro de Treinamento Esportivo (CTE), local de treinamento de atletas olímpicos e paraolímpicos.

Há ainda a Estação Ecológica, uma das maiores áreas verdes de BH e refúgio de macacos, raposas e outros animais silvestres que, com o barulho, podem fugir para a Avenida Catalão e provocar acidentes.

Lista

Terreno do Mineirão pertenceria à UFMG

Para a audiência desta terça (16) a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e outros representantes da UFMG foram convidados. Também foram chamados representantes do Ministério Público estadual e federal, PBH e Câmara Municipal.

Também foram convidados o executivo-chefe da Speed Seven, empresa promotora da Stock Car, Sérgio Santos Sette Câmara, e o diretor-presidente da Minas Arena – Gestão de Instalações Esportivas S.A., que administra o Mineirão e seu entorno, André Luis Santana Moraes.

O contrato firmado entre a PBH e os organizadores da Stock Car prevê a realização de provas no entorno do Mineirão por cinco anos, mas, segundo informações da reitoria da UFMG, o estádio estaria situado em um terreno pertencente à universidade cedido ao Estado sob o compromisso legal de a universidade ser consultada previamente para aprovar qualquer intervenção, o que não aconteceu.

A etapa de agosto será a primeira em BH da mais importante categoria do automobilismo brasileiro. O campeonato tem 12 etapas que começaram em março, em Goiânia, e se estenderão até dezembro, com o encerramento em Interlagos, na capital paulista.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Pronto para Plenário projeto sobre atendimento a alunos com TDAH

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA