Polícia
Sabará: PCMG apresenta conclusão de inquéritos de homicídios
Cinco pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em decorrência de duas investigações distintas sobre homicídios cometidos em dezembro de 2023 e fevereiro deste ano, na cidade de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O primeiro caso teve como motivação uma discussão em bar e o segundo, uma relação extraconjugal.
As investigações foram coordenadas pela equipe da Delegacia Especializada de Homicídios (DEH) Sabará, unidade vinculada ao Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).
Discussão em bar
O primeiro inquérito foi instaurado para apurar o homicídio de um homem, de 41 anos, ocorrido no dia 8 de dezembro de 2023, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, a vítima foi morta com um tiro no rosto, dentro de um bar. O crime teria sido motivado por uma discussão.
“O suspeito [de 32 anos] saiu de casa para ir ao bar e, em questão de minutos, discutiu com a vítima e disparou com o cano da arma encostado no rosto dela”, contou o delegado Humberto Cornélio, que coordenou as investigações.
Após executar o crime, o suspeito teria contado com o apoio de um comparsa, de 34 anos, que auxiliou o investigado na fuga.
Durante as apurações, foram realizadas duas operações visando ao cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão: uma em fevereiro e outra, no início deste mês.
O inquérito foi concluído com o indiciamento dos dois suspeitos, de 32 e 34 anos, pelo crime de homicídio qualificado, sendo ainda representada pela conversão das prisões temporárias em preventivas.
O suspeito de 32 anos, preso no dia 5 de abril, é investigado em outros dois homicídios cometidos naquele bairro. Ele estava foragido há três anos em razão de outro homicídio.
Traição
O segundo crime investigado ocorreu no dia 11 de fevereiro deste ano, no bairro Paciência. Dois homens, de 23 e 30 anos, e uma mulher, de 25, foram indiciados por homicídio – qualificado pelo motivo fútil e por meio de emboscada – e por ocultação de cadáver. O homem de 30 anos e a mulher, que são casados, foram presos em flagrante no dia 13 de fevereiro.
Conforme apurado, durante o ano de 2023, a vítima, de 24 anos, teria mantido uma relação extraconjugal com a indiciada. Após descobrir a traição, o suspeito terminou o relacionamento e, posteriormente, propôs para a mulher reatar a união mediante a morte da vítima.
No dia do crime, o investigado orientou que a esposa deveria marcar um encontro com o amante para que, no caminho, pudesse interceptá-lo e cometer o crime. A mulher teria então marcado com o homem no município de Raposos, determinando o trajeto que ele deveria seguir.
No caminho, em uma estrada de pouco movimento, o suspeito abordou a vítima e efetuou dois disparos de arma de fogo. “A vítima tentou escapar, mas o suspeito efetuou o primeiro disparo nas costas da vítima, que caiu. Depois ele efetuou o segundo na cabeça. Em seguida, ele arrastou a vítima para um buraco, tirou gasolina da motocicleta, e ateou fogo na vítima e na moto dela”, detalhou o delegado, que ainda acrescentou que o corpo foi encontrado no dia seguinte ao crime, pelo irmão da vítima.
Durante as investigações, a equipe apurou a participação do indiciado de 23 anos, o qual teria fornecido a arma de fogo para o outro investigado e ajudado a planejar o crime. Esse terceiro suspeito não foi localizado.
Com a conclusão dos inquéritos, a PCMG representou pela conversão das prisões temporárias em preventivas.
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.