Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Minas apresenta ferramentas para cumprir metas do Race To Zero em encontro nacional pela sustentabilidade

Publicados

em

Primeiro ente subnacional da América Latina e Caribe a aderir à Campanha Race to Zero de neutralizar emissões líquidas de carbono até 2050, o Governo de Minas apresentou as ferramentas utilizadas no cumprimento das metas durante o 3° Encontro Nacional dos Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), em Belém (PA).

Organizado por uma entidade global com mais de 2,5 mil governos locais e regionais em 125 países, o evento está promovendo a troca de experiências entre as cidades brasileiras, propondo caminhos rumo ao desenvolvimento urbano sustentável. O tema deste ano foi “Protagonismo dos Governos Locais e Regionais na Agenda Climática”.

“Para conseguir atingir o objetivo, nós temos que buscar incentivar a redução de emissões e o aumento do estoque de carbono, além de proporcionar um contexto socioeconômico no estado para que o setor produtivo também consiga fazer o mesmo”, pontuou Renata Maria de Araújo, superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Renata Maria de Araújo no 3º Encontro do ICLEI (Eduardo Azevedo)

Ela participou de um painel sobre as estratégias e desafios enfrentados pelos estados brasileiros na promoção de medidas integradas de sustentabilidade, nesta quarta-feira (17/4).

Leia Também:  CRLV 2023: Minas Gerais divulga datas para exigência do licenciamento de veículo

Ferramentas

Uma das importantes medidas do Governo de Minas foi a atualização do 4° Inventário Estadual de Emissões e Remoção Antrópica de Gases de Efeito Estufa (GEE), elaborado em parceria com o ICLEI e a CDP Latin America. O inventário proporciona um diagnóstico para identificar quem são os principais atores emissores de GEE e quais são os gases emitidos.

Atualmente, Minas está na 3ª fase do cumprimento de metas do Race To Zero, que tem como objetivo monitorar a evolução da implementação das 199 metas do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC).

Para isso, o Estado vai contar com a calculadora Mensuração/Monitoramento, Relato e Verificação (MRV) Climático. A ferramenta mostra a evolução na trajetória de mitigação dos GEE, além de auxiliar no monitoramento e aumento da resiliência territorial em face a eventos climáticos extremos.

“Esse é o cerne da política pública na agenda climática, não adianta só tratar do eixo da mitigação se também não pensarmos em um território mais resiliente para evitar as perdas econômicas e sociais, levando em conta os eventos climáticos extremos, os desconfortos térmicos, a população em situação de rua, as comunidades em áreas de risco, entre outras condições”, finalizou Renata.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça-feira, 1º de março

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Minas ultrapassa a marca de 1 milhão de doses contra covid aplicadas em crianças

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA