Minas Gerais

Governo apresenta projeto inovador para a administração pública em fórum nacional

Publicados

em

Como o uso de robôs e a inteligência artificial podem ser usados para otimizar procedimentos de governo? É essa iniciativa que a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) apresentou, quinta-feira (18/4), em painel sobre o Automatiza.MG, no 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). O projeto foi lançado pelo Governo de Minas neste mês.

A apresentação foi feita pela subsecretária de Inovação e Gestão da Seplag-MG, Camila Neves, em um painel que teve como título “Automatiza.MG – uso de robôs e IA na otimização de processos de governo”. Com vários exemplos práticos, Camila Neves demonstrou como o projeto já tem beneficiado muito o Governo de Minas.

“Muitos servidores perdem tempo com tarefas para solucionar problemas burocráticos e repetitivos. Começamos, então, a buscar formas que facilitassem o trabalho e beneficiassem ainda mais o cidadão mineiro. Encontramos no uso da automatização, na inteligência artificial e em outras tendências de tecnologia formas de simplificar alguns processos, poupando tempo e recursos do Estado” afirma Camila.

Leia Também:  Escola de Contas publica lista de aprovados em processo seletivo para estágio remunerado

O projeto foi elogiado por vários gestores de outros estados, inclusive pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Muitos órgãos fizeram perguntas sobre o sistema e também solicitaram o acesso e ajuda na implementação em seus trabalhos.

O Automatiza.MG funciona como um assistente digital que executa tarefas, liberando as pessoas para atividades mais criativas e estratégicas. Por meio dele, preenchimentos de sistemas, analises de processos, emissão de pareceres, relatórios e memorandos poderiam ser automatizados e concluídos de forma mais rápida.

Automatiza.MG na prática

Na apresentação, Camila Neves demonstrou como alguns comandos criados pelo Automatiza.MG já otimizam o trabalho no serviço público. Em um dos exemplos, a ferramenta produziu, em aproximadamente dois minutos, 53 relatórios de instituições diferentes.

Outra simulação foi de conferência de documentos. No processo com o power automate, foram gastos 3 minutos e 20 segundos, enquanto o processo manual demandou mais de sete minutos.

Até o momento, o Automatiza.MG já capacitou 298 servidores, reduziu 372 horas de trabalho por mês, além de ter viabilizado a economia de 1,3 milhões de reais.

Leia Também:  Encerramento da Semana da Água é marcada por entregas importantes à Minas Gerais

Consad

O Consad é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O objetivo é promover a melhoria da gestão pública nacional para gerar bem-estar e desenvolvimento.

A Seplag-MG também está representada por gestores de outras subsecretarias da pasta na 128ª edição do Fórum. São promovidos encontros periódicos para troca de experiências e busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Secretário de Fazenda participa de Fórum Ibero-americano de Coordenação Orçamentária no México

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Projeto de adesão ao RRF tem votação adiada na Comissão de Justiça

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA