Polícia
Operação Têmis: PCMG prende suspeitos de roubo em Lavras
Em decorrência de investigação de dois crimes de roubo ocorridos em Lavras, Sul do estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou hoje (19/4) a operação Têmis para cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra os alvos. Três homens, de 19, 35 e 45 anos, foram detidos no município, enquanto o quarto, de 30, já acautelado em unidade prisional, teve a medida formalizada em relação aos fatos apurados.
Os casos foram registrados em abril do ano passado. Um deles aconteceu no dia 12, em um sítio da zona rural de Lavras, quando foram subtraídos diversos pertences e mantimentos da residência, além do veículo da família. Na ocasião, a vítima do sexo feminino foi estuprada por um dos suspeitos, sendo a autoria constatada a partir de exame de comparação de DNA. Segundo apurado, três dos investigados teriam participado do roubo.
Levantamentos realizados pela equipe de investigação de crimes contra o patrimônio indicam que três dias depois, o carro levado pelo trio foi utilizado para outro roubo, em um motel, também em Lavras, com envolvimento de um dos suspeitos do primeiro caso, de outro homem e de um adolescente. Na ocasião, armados, eles teriam rendido o funcionário do estabelecimento, subtraído R$ 1 mil em dinheiro e fugido em seguida.
Os dois inquéritos policiais instaurados foram finalizados com indiciamento dos suspeitos e remetidos à Justiça. Além disso, foi concluído um procedimento de apuração de ato infracional atinente ao adolescente. Os investigados presos hoje foram encaminhados ao sistema prisional.
Têmis
O nome da operação relaciona-se à deusa da justiça na mitologia grega. Durante os trabalhos investigativos, uma das vítimas revelou que orava para que os suspeitos fossem encontrados, sendo essa a razão de nomear a ação policial em alusão à justiça vinculada à representatividade feminina marcada pela figura da própria Têmis.
Fonte: Polícia Civil de MG
Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados
Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCâmara compra prédio dos Correios
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSancionada doação de hospital de Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásJustiça suspende aumento do IPTU
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásEstrada Real reúne história, natureza e experiências para viver momentos incríveis
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásVolta às aulas aquece vendas do comércio mineiro em janeiro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásComércio em Minas avança 1,3%
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás3,7 bilhões em investimentos em energia solar
-
Coluna Minas Gerais3 horas atrásCastelo do Edmar será um hospital



