Pesquisar
Close this search box.

Política

Comissões de vetos elegem presidentes e definem relatores

Published

on

Imagem

Duas comissões especiais criadas pela Assembleia legislativa de Minas Gerais (ALMG) para analisar vetos do governador a alterações em áreas de preservação ambiental elegeram seus presidentes e vices na manhã desta segunda-feira (22/4/24). Também foram definidos os relatores das matérias.

A comissão que vai se debruçar sobre o Veto 6/23, o qual trata da Estação Ecológica Estadual de Arêdes, em Itabirito (Região Central), terá como presidente o deputado Tito Torres (PSD) e, como vice-presidente, o deputado Cássio Soares (PSD), também designado relator.

O governador vetou parcialmente a Proposição de Lei 25.631, de 2023, oriunda do Projeto de Lei (PL) 387/23, do deputado João Magalhães (MDB), que modifica os limites da unidade de conservação.

Romeu Zema (Novo) não concordou com a criação do Corredor Ecológico Moeda-Arêdes, interligando o Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda e a Estação de Arêdes. O restante da proposição foi transformado na Lei 24.631, de 2023.

Na sua justificativa, o chefe do Executivo afirmou ter consultado as Secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Desenvolvimento Econômico (Sede) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para fundamentar sua decisão. No seu entender, a parte vetada contrariaria o interesse público.

Leia Também:  Crise na infraestrutura da Cidade Administrativa pauta audiência

Para o governador, havia o risco de esvaziamento econômico da área, de prejuízos para a população e de insegurança jurídica, decorrente da instituição do corredor ecológico em áreas modificadas por ação humana por atividades regulares e licenciadas.

Ampliação de Fechos também foi barrada

O Veto 9/24, por sua vez, incide totalmente sobre a Proposição de Lei 25.628, de 2023, que amplia a área da Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Os deputados Gil Pereira (PSD) e João Magalhães serão o presidente e o vice-presidente, respectivamente, da comissão especial. O deputado Cássio Soares será o relator.

A proposição é derivada do Projeto de Lei 96/19, da deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que buscava acrescentar 222 hectares à área, de modo a reforçar a proteção da Bacia do Ribeirão dos Fechos, considerada importante para o abastecimento de água da RMBH.

De acordo com o governador, essa ampliação avançaria sobre uma área com potencial de lavra de 7 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A exploração dessa jazida poderia gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos e arrecadação de impostos superior a R$ 500 milhões anuais.

Leia Também:  Comissão de Participação Popular prevê recorde de execução de emendas populares em 2023

Ambas as comissões especiais se reúnem ainda na tarde desta segunda (22) para emitir pareceres sobre os vetos, os quais serão posteriormente submetidos a votação no Plenário, em turno único.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Published

on

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Plenário celebra os 56 anos de fundação da Fetaemg

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA