Minas Gerais
Gabinete Militar do Governador e Defesa Civil reforçam aplicativo de segurança da Cemig

A Cemig e o Gabinete Militar do Governador (GMG) / Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) oficializaram, nesta terça-feira (23/4), termo de cooperação técnica para que as instituições passem a integrar o aplicativo Prox, desenvolvido pela companhia energética e disponibilizado para a população e órgãos de defesa civil de todo o estado. O convênio também prevê, para os próximos meses, treinamento de setores da Defesa Civil Estadual por parte da Cemig para envio de alertas, cadastro de áreas de risco, populações vulneráveis e divulgação de temas de Defesa Civil.
Disponível desde 2019, o Prox é uma ferramenta de gestão de risco que informa, por exemplo, variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios das Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas da área de concessão da companhia. Além de disponibilizar dados em tempo real das usinas e das barragens de mineradoras, os usuários cadastrados também recebem alertas de segurança, com base em informações fornecidas pelos parceiros e dos agentes de resposta, como os órgãos públicos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros (CBMMG) e a Polícia Militar (PMMG).
“O aplicativo agora é uma ferramenta de gestão de riscos que amplia significativamente a segurança da população, por meio de tecnologia e da cooperação entre empresas e poder público. As empresas precisam ser protagonistas das mudanças e estamos trazendo gestão de riscos e educação para as pessoas”, destaca o presdiente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.
“Para fazer prevenção, é necessário conhecer os riscos e o Prox permite conhecê-los, proporcionando a realização de um mapeamento geológico e hidrológico. Além disso, temos a possibilidade de aperfeiçoar cada vez mais essa ferramenta para que ela possa atender na plenitude as ações da Defesa Civil”, salienta o chefe do GMG e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, que participou da solenidade que confirmou a parceria entre as instituições.
Ferramenta em ação
O Prox representa, segundo a Cemig, uma poderosa plataforma de apoio às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) – órgãos responsáveis pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil em suas cidades. Com dados oficiais e de fontes confiáveis, o meio de comunicação traz orientações, acompanhamento e pontos de monitoramento em usinas da companhia, rios e reservatórios do entorno. É possível verificar, como por exemplo, o quanto de água que entra no reservatório e o quanto que sai, sempre atualizadas em tempo real.
O aplicativo também tem um perfil específico para os órgãos de Defesa Civil Municipal, que permite um contato permanente com os coordenadores desses agentes de resposta dos municípios. Eles são avisados previamente, via “mensagens e alertas”, sobre todas as informações inerentes ao status da operação do reservatório ou barragem. Na plataforma web, os órgãos de proteção e defesa civil também têm acesso à visualização dos mapas de inundação para cenários de cheias e rupturas hipotéticas, além da possibilidade de definição de rotas de fuga, cadastramento da população potencialmente impactada e o envio de alertas prévios para celulares cadastrados nas áreas selecionadas.
Um dos primeiros parceiros da Cemig no aplicativo Prox, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) confirma a abrangência da plataforma e sua possibilidade de disponibilizar informações seguras e confiáveis à população.
“Esse aplicativo é uma ferramenta fundamental para a cidadania, para os governos, para as Defesas Civis, para o Corpo de Bombeiros e para todos e todas que, de uma maneira ou de outra, têm uma relação com as instalações de geração de energia da Cemig e com o setor mineral brasileiro. Esse é o primeiro aplicativo voltado à estimativa de riscos, de uma maneira muito mais ampla que qualquer outro de que tenho conhecimento. É uma excelente alternativa para levar informação segura e confiável à população”, afirma o presidente do Ibram, Raul Jungmann, que também participou do evento desta terça-feira.
O aplicativo Prox está disponível gratuitamente para download nas plataformas iOS e Android. Saiba mais clicando aqui.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Parque do Rio Doce recebe jacutingas